quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

PMDB perde Turismo
A presidente Dilma Rousseff fechou acordo com o vice Michel Temer de entregar o Ministério da Integração para o PMDB, tão logo Fernando Bezerra deixe o cargo, devolvido ao governo petista pelo presidente do PSB, Eduardo Campos. Em troca, a presidente deverá tirar do Turismo o peemedebista Gastão Vieira Lima (MA) para entregar o cargo ao PT, que há tempos reivindica protagonismo em ações para Copa de 2014. Durante conversa com Michel Temer, Dilma exigiu apenas que o nome indicado pelo PMDB seja de consenso, para evitar novas brigas. Temer deve indicar Vital do Rêgo (PB), que tem apoio do PMDB da Câmara e do Senado, assim que Dilma voltar da viagem a Nova York. Com os dias contados à frente do Ministério do Turismo, Gastão Vieira planeja disputar reeleição para deputado federal em 2014.

Sem praticar o que propôs
A presidente Dilma (foto) pregou na ONU o "direito à privacidade" contra "espionagem cibernética", mas desde 2009 mantém na gaveta a Política Nacional de Inteligência, que há quatro anos aguarda assinatura para entrar em vigor. Teria evitado os frequentes casos de violação de privacidade, escutas ilegais depois "esquentadas" e vazamento de "grampos", sobretudo contra seus adversários alvos de investigação.

Papo furado
Para Romeu Tuma Jr., que ajudou na criação da Política Nacional de Inteligência, Dilma propôs na ONU o que nega aos brasileiros.

Ilegalidade
Na era Lula-Dilma, casos importantes, como da operação Satiagraha, foram anulados na Justiça pela obtenção de provas por meios ilegais.

Amarelou
Dilma reclamou da espionagem, mas amarelou na ONU: não citou os EUA e nem sequer a NSA, agência que a espionou.

De recados
Um recado conciliador de Barack Obama, levado pelo ex-presidente Bill Clinton, pode ter feito Dilma baixar o tom na ONU. Obama não queria ser espinafrado um pouco antes de usar a mesma tribuna. Conseguiu.

Grosseria
O governo brasileiro ainda não cumprimentou a chanceler Angela Merkel pela conquista histórica de um terceiro mandato na Alemanha.

Claque cara
Ignora-se o que faziam o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o papagaio de pirata e ministro Aloizio Mercadante (Educação) em Nova York, ontem, na sessão da ONU em que Dilma discursou.

Ela exagerou
Dilma falou contra um "esquema internacional de espionagem", mas exagerou, negando que o Brasil abrigue terroristas: esqueceu do italiano Cesare Battisti, que flana entre nós, e do ex-padre Cadena Collazos, das Farc, cuja mulher até ganhou cargo no governo Lula.

Roriz com Dilma
O ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente do PSD, passou a tarde desta terça (24) tentando convencer o ex-governador do DF Joaquim Roriz a subir no palanque de Dilma em 2014. Roriz reluta.

Pensando bem...
...só tem um jeito de reduzir os US$ 2,2 bilhões gastos por brasileiros no exterior em agosto: Dilma avisar que Obama espiona as compras.

Frase
"Espionagem é afronta" Presidente Dilma, reclamando da bisbilhotice sem nem sequer citar os Estados Unidos

Falência da saúde
O Granma, jornal oficial da ditadura de Cuba, informou que os R$ 486 milhões recebidos do Brasil no "Mais Médicos" serão investidos na saúde dos cubanos, onde faltam remédios, insumos e equipamentos.

Decisão nacional
Com medo de baixa de 15 deputados, que ameaçam deixar o PMDB, a Executiva nacional do partido aprovou resolução retirando dos diretórios estaduais o poder de conceder desfiliação por justa causa.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: