domingo, 31 de maio de 2015

O Livro: Mario Schenberg - O cientista e o político

Mario Schenberg - O cientista e o político, de Dina Lida Kinoshita é a biografia política de um militante notável, intelectual que se manteve fiel às perspectivas socialistas desde a sua juventude, e que foi também um dos grandes cientistas brasileiros. Mario Schenberg foi homem de partido, participante ativo das lutas democráticas no país.

Mas era um militante muito especial, pois foi um daqueles intelectuais de formação e interesse amplos, herdeiros do Renascimento e do Iluminismo. Além de físico teórico de trânsito internacional, com trabalhos de pesquisa científica admirados pelos seus pares, Mario Schenberg foi colecionador e crítico de arte, contribuindo para a carreira de diversos artistas brasileiros.

Marxista heterodoxo e anti-stalinista, muito antes da morte de Stalin e do XX Congresso do PCUS, Schenberg sempre pertenceu à "alma civilista", institucional, parlamentar e democrática, do comunismo brasileiro.

As questões da paz mundial o acompanharam desde a juventude. Em meados do século XX estava muito claro para Mario Schenberg que a organização de um mundo mais justo e democrático passava pela luta contra as ameaças de um conflito nuclear. Ele então se torna um dos primeiros proponentes da colaboração pacífica entre capitalismo e comunismo.

O lançamento do livro no Rio será:

Dia: 14 de junho às 18:00 hs
Local: ASA - Associação SCHOLEM ALEICHEM
Rua São Clemente, 155 - Botafogo

Nenhum comentário: