segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Crivella e Molon oficializam candidaturas a prefeito do Rio

• Senador do PRB acusa Paes de ajudar empresas envolvidas na Lava-Jato

Chico Otavio - O Globo

Lançado oficialmente candidato à sucessão municipal pelo PRB, o senador Marcelo Crivella pautou o seu discurso com críticas ao prefeito Eduardo Paes (PMDB), a quem procurou associar à Lava-Jato:

— Sempre tentam dizer que sou preposto do Bispo Macedo (Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e seu tio), o que não é verdade. Mas o que o povo quer saber é se Eduardo Paes é preposto da Odebrecht.

A prefeitura carioca, sustenta Crivella, teria desembolsado R$ 40 bilhões com obras executadas por empreiteiras envolvidas com a Lava-Jato. Ele disse que, após a Olimpíada do Rio, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, com a Carvalho Hosken, receberão sem ônus o terreno do antigo Autódromo de Jacarepaguá, para fazer um megaempreendimento.

Ao lado de nomes como o do deputado estadual Wagner Montes e o da deputada federal Clarissa Garotinho (PR), que carregava o filho de 2 meses, Vicente, no colo, Crivella oficializou a candidatura em evento no Olaria Atlético Clube. Embora a estratégia da campanha seja desvincular o candidato da igreja, algumas camisetas exibiam frases como “Diga não às drogas e sim a Jesus” e “O Pai é nosso”.

Crivella disse que pretende priorizar a Educação e a Saúde, prometendo investir R$ 1 bilhão na rede pública municipal, para compensar os recursos que ele disse que Paes retirou da área de Saúde para investir nas obras olímpicas. No discurso, ele também atacou indiretamente o candidato de Paes, Pedro Paulo, que foi acusado de agredir a ex-mulher:

— Na eleição para governador, fui ao segundo turno, mas bati na trave. Vergonha não é bater na trave. Vergonha é bater em mulher. No PRB, não tem homem que bate em mulher.

Marina no palanque de Molon
Outro candidato da oposição, o deputado federal Alessandro Molon também oficializou a candidatura pela Rede:

— Não é apenas o que queremos fazer, é também como. Essa é uma diferença fundamental. Queremos fazer de forma diferente, com transparência e participação. A prefeitura do Rio em relação a isso é uma vergonha. E transparência é o melhor antídoto contra o mau uso do dinheiro público.

Presente ao ato, no Catete, a ex-candidata do PSB a presidente Marina Silva disse que o partido deve superar as limitações de estrutura no Rio:

— Quem vai ganhar a eleição não é a estrutura, é a postura. Este é o momento em que as pessoas estão querendo uma nova postura. Não vai ser lá em cima no palanque. Vai ser aqui, no tablado, conversando com as pessoas nas ruas.

Nenhum comentário: