sábado, 10 de setembro de 2016

Datafolha: Crivella mantém liderança com 29%

• Pesquisa mostra empate técnico de cinco candidatos em 2º lugar: Freixo, Jandira, Pedro Paulo, Indio e Bolsonaro

Bruno Góes e Renato Grandelle - O Globo

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Datafolha revelou poucas mudanças na preferência do eleitor no Rio. O candidato do PRB à prefeitura, Marcelo Crivella, continua na liderança da disputa. Ele tem 29% das intenções de voto (um ponto a mais do que em pesquisa anterior). Em segundo lugar, há um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, entre cinco candidatos: Marcelo Freixo (PSOL) está no mesmo patamar de 11% da pesquisa anterior; Jandira Feghali (PCdoB) tem 8% (antes tinha 7%); Pedro Paulo (PMDB), 8% (antes tinha 5%); Indio da Costa (PSD), 6% (antes tinha 4%); e Flávio Bolsonaro (PSC), 6% (antes tinha 9%). Pedro Paulo foi o que registrou o maior crescimento, mesmo que tenha oscilado dentro da margem de erro.

Segundo a pesquisa, o candidato tucano Carlos Osorio oscilou de 3% para 4% das intenções de voto. Alessandro Molon, da Rede, tinha 2% e agora está com 1% da preferência. Brancos e nulos somam 19%; não sabem ou não responderam 7%. Cyro Garcia (PSTU), Carmen Migueles (Novo) e Thelma Bastos (PCO) não pontuaram.

Ontem, antes da realização do debate na RedeTV, Crivella comemorou o desempenho no levantamento:

— Fiquei feliz, continuo com a rejeição baixa. E olha a distância em relação ao segundo colocado.

Marcelo Freixo também considera o cenário favorável para a sua candidatura.

— Eu já esperava. Não me surpreendeu. Continuamos em segundo a apenas 20 dias da eleição. A estabilidade do Crivella indica uma possibilidade real de ele estar no segundo turno. Pedro Paulo subiu muito pouco. Então, acho que é um cenário muito favorável. Acho que daqui a pouco teremos ainda o voto útil no campo progressista — avaliou Freixo.

Candidato do PSD, Indio da Costa diz que a pesquisa confirma um quadro que ele já identificava há uma semana.

— O eleitor ainda está observando os candidatos. A disputa é acirrada, mas eu estou confiante.

Ainda marcado pela investigação — arquivada pelo Supremo Tribunal Federal — sobre um suposto caso de agressão à ex-mulher, Pedro Paulo é o mais rejeitado pelo eleitorado. De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito algum no candidato à sucessão de Eduardo Paes.

— Pesquisa não me emociona e nem me deprime. Agora é acordar cedo e dormir mais tarde — disse Pedro Paulo.

Flávio Bolsonaro é o candidato com a segunda maior taxa de rejeição, de 27%, e Jandira vem logo atrás, com 23%. A candidata do PCdoB comentou a sua situação.

— Achei o resultado ótimo, porque, considerando a margem de erro, estamos todos embolados. Minha rejeição caiu, enquanto a do Freixo subiu — disse Jandira.

As demais taxas de rejeição são: Marcelo Crivella, 22%; Cyro Garcia, 16%; Marcelo Freixo, 15%; Indio da Costa, 14%; Osorio, 14%; Carmen Migueles, 13%; Alessandro Molon, 12%; e Thelma Bastos, 13%. Os entrevistados que rejeitam todos ou que não votariam em nenhum somam 8%. Votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum 4% dos entrevistados. Não sabem, 8%. O Datafolha elaborou ainda três situações de segundo turno, todas com projeção de vitória para Crivella. No primeiro cenário, ele venceria Freixo com 51% das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSOL. No segundo, Crivella teria 54%, contra 21% de Bolsonaro. E, no último, teria 50%, contra 29% de Jandira.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O Datafolha ouviu 928 eleitores de todas as regiões do Rio.

Nenhum comentário: