terça-feira, 9 de maio de 2017

Defesa de Lula pede que depoimento seja adiado

Valor Econômico

SÃO PAULO - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer o adiamento do depoimento do petista ao juiz Sergio Moro, marcado para amanhã. Os advogados de Lula pediram liminar para suspender a tramitação da ação penal por um prazo "razoável" não inferior a 90 dias a contar da disponibilização de todos os documentos pela estatal, além de habeas corpus para evitar o "constrangimento ilegal" que representaria o interrogatório do ex-presidente nesta semana. Os pedidos foram feitos ao Tribunal Regional Federal (TRF-4) e preveem tempo para analisar documentos apresentados pela Petrobras à Justiça na última semana.

O advogado Cristiano Zanin Martins afirma ter solicitado documentos à Petrobras em outubro do ano passado. Com tamanho estimado pela defesa de Lula em 100 mil páginas, os documentos foram juntados ao processo entre 28 de abril e 2 de maio. A defesa já tinha solicitado mais prazo para o juiz Moro, que negou o pedido. Nesta segunda-feira, os advogados resolveram recorrer ao TRF-4.

"É materialmente impossível a defesa analisar toda essa documentação até o próximo dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas", diz Zanin, em nota enviada à imprensa. "Sequer a impressão foi concluída a despeito da contratação de uma gráfica para essa finalidade".

Para o advogado, como a acusação já conhecia esses documentos, não há "paridade de armas". Ainda segundo Zanin, ao negar o pedido da defesa, Moro causou "inequívoco prejuízo à defesa de Lula, pois a acusação faz referência a três contratos firmados entre a Petrobras e a OAS e ao processo de contratação que o antecedeu, mas somente algumas peças foram anexadas à denúncia após terem sido selecionadas pelo Ministério Público Federal".

O interrogatório de Lula na 13ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba está marcado para o dia 10. O ex-presidente será ouvido como réu em um processo em que é acusado de ter recebido um tríplex em um prédio no Guarujá, no litoral paulista, supostamente como presente da OAS em troca de três contratos que a empreiteira ganhou da Petrobras. Lula nega que tenha tido a posse do imóvel. A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede liminar para suspender a tramitação da ação penal por um prazo "razoável" não inferior a 90 dias a contar da disponibilização de todos os documentos pela estatal, além de habeas corpus para evitar o "constrangimento ilegal" que representaria o interrogatório do ex-presidente nesta semana. (Colaborou Sérgio Ruck Bueno, para o Valor, de Porto Alegre)

Nenhum comentário: