quarta-feira, 17 de maio de 2017

Rio foi o estado que mais demitiu este ano

Geralda Doca | O Globo

-BRASÍLIA- Enquanto o mercado formal de trabalho brasileiro ensaia uma recuperação, o Estado do Rio continua perdendo postos com carteira assinada. Segundo um levantamento do site especializado Trabalho Hoje, o Rio foi a unidade da federação que mais demitiu entre janeiro e abril, com saldo líquido negativo (admissões menos demissões) de 55.868 vagas. Nos últimos 12 meses, já foram eliminados 220.634 empregos — o segundo pior resultado no ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Perdeu apenas para São Paulo.

Em abril, o Rio ficou em terceiro lugar entre os que mais demitiram, com saldo negativo de 2.554 postos. Os cortes foram localizados no setor de serviços, principalmente nos segmentos de comércio e administração de imóveis, transporte e comunicação, alojamento e alimentação.

Quando se analisa o mercado formal de trabalho no estado no último ano, as demissões ocorreram de forma mais generalizada: além de serviços, com 102.355 desligamentos; registraram saldo negativo a construção civil, com menos 63.244 postos; a indústria, com 28.611 cortes, e o comércio, que fechou 19.539 vagas.

Para Rodolfo Torelly, especialista do site, a queda do emprego formal no Rio está relacionada à crise do estado.

— Fica patente a forte desorganização do poder governamental no estado, com falta de pagamento de salários e faturas a empresas.

Nenhum comentário: