quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Laura Carvalho*|| Herança maldita

- Folha de S. Paulo

Erros de Macri pouco lhe ensinaram sobre economia e respeito à democracia

A ampla vantagem com que a chapa liderada por Alberto Fernándezvenceu as primárias presidenciais argentinas do domingo (11) é mais um bom exemplo de que animar os mercados financeiros sem trazer melhora para o conjunto da população é o caminho mais curto para a derrota eleitoral.

Ainda assim, no discurso de segunda (12), o presidente Mauricio Macrifez questão de demonstrar que os erros de seu governo pouco lhe ensinaram sobre economia e, menos ainda, sobre o respeito à democracia.

Desde que foi eleito, em 2015, a taxa de inflação na Argentina subiu de 14,3% para 54,8%, ao mesmo tempo que a taxa de desemprego passou de 5,9% para 10,1%, freando o crescimento dos salários e elevando a pobreza. Desde 2018, a economia argentina está em recessão.

Ao longo desse percurso, a realidade cismou em descolar-se do que previa o receituário liberal, obrigando o governo Macri a passar das sucessivas elevações na taxa de juros às vendas de reservas internacionais e ao velho congelamento de preços de bens e serviços essenciais.

Em vez dos sólidos investimentos estrangeiros prometidos no discurso de campanha, a economia argentina —e suas taxas de juros mais altas— acabou atraindo capitais especulativos demasiado voláteis, cuja saída rápida acabou culminando na crise cambial de abril de 2018.

De acordo com os termos negociados em tal ocasião, o empréstimo de US$ 57 bilhões concedido pelo FMI —o maior da história do Fundo— deveria ter servido apenas para restabelecer a confiança dos mercados, mas acabou sendo parcialmente utilizado para o pagamento da dívida externa, evitando que o país quebrasse em 2019.

O FMI autorizou também a venda de parte dessas reservas pelo banco central argentino no início deste ano, evitando uma desvalorização ainda maior do peso.

Mesmo diante de uma economia em situação cada vez mais vulnerável e do perfil moderado de Fernández, que vem inclusive contando com a ajuda de diversos economistas críticos à política econômica kirchnerista, Macri vem investindo em reforçar a narrativa de que uma vitória da oposição transformaria o país em uma Venezuela, colaborando assim para a formação de expectativas desfavoráveis e para as já conhecidas profecias autorrealizáveis dos mercados.

Como apontou o pesquisador da Universidade Columbia Martín Guzmán em artigo na terça-feira (13), "em vez de adotar um perfil de líder positivo e maduro (...), [Macri] optou por aprofundar o discurso da quebra e culpar o eleitorado" pela desvalorização de 25% do peso ante o dólar na segunda-feira.

Em artigo de opinião publicado no Financial Times, o ex-diretor-executivo do FMI Hector Torres chegou a afirmar que "essa perda de contato com a realidade [de Macri] pode ter assustado os mercados até mais que a expectativa de retorno de Cristina", a vice na chapa da oposição. Afinal, logo após a entrevista coletiva em que Macri culpou os eleitores pela turbulência nos mercados e prometeu continuar lutando pela reeleição, o preço do Bonar 24 —um dos títulos públicos argentinos de maior liquidez— despencou.

Como aponta Torres, as expectativas passam a ser as de que Macri usará o que sobrou dos fundos do FMI para frear a desvalorização do peso e tentar reconquistar o apoio da classe média, elevando ainda mais o risco de não pagamento da dívida externa em 2020.

O fato é que Macri deixará para a oposição uma herança maldita. Talvez por isso tenha invertido a conhecida tática de culpar o governo anterior pelas dificuldades em estabilizar a economia, atribuindo agora ao sucessor a responsabilidade pela turbulência atual, que ele mesmo inflamou por estratégia eleitoral.

*Laura Carvalho, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, autora de "Valsa Brasileira: do Boom ao Caos Econômico".

Nenhum comentário: