segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Morre o ex-governador de São Paulo e ex-presidente do PSDB

- O Globo

O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman morreu no início da tarde de ontem, na capital paulista. Ele estava internado desde o dia 19 de agosto no Hospital SírioLibanês, quando passou mal e foi submetido a uma cirurgia no cérebro. O político tratava de um câncer neuroendócrino na região cervical.

Nascido em 12 de outubro de 1937, Goldman era engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP. Tinha 19 anos quando se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi diretor do Centro Acadêmico da Poli e diretor da União Estadual dos Estudantes.

Foi deputado estadual por dois mandatos (1971-1978) e presidiu a CPI sobre a invasão da PUC pela polícia em 1979. No mesmo ano, foi para o PMDB (hoje MDB) e, mais tarde, para o PSDB. Por seis vezes foi eleito deputado federal (1979-1986 e 1991-2006).

Também esteve à frente do Ministério dos Transportes, no governo de Itamar Franco, além de secretário de Estado e vice-governador. Quando o então governador paulista José Serra, em 2010, deixou o cargo para disputar as eleições presidenciais, Goldman ocupou a cadeira no Palácio dos Bandeirantes até janeiro de 2011.

Sem cargos eletivos desde então, ele se dedicou à vida partidária no PSDB e chegou a ocupar interinamente a função de presidente da sigla em 2017.

EMBATE COM DORIA
Como desafeto público do atual governador João Doria, Goldman criou atrito com o partido nas eleições de 2018 e foi expulso por não apoiar a candidatura de Doria para o governo estadual. Pouco antes do segundo turno, ele acusou Doria de fazer campanha escondido para o então candidato Jair Bolsonaro contra Geraldo Alckmin .

— Sua postura ideológica, seu tipo de pensamento, o tipo de mensagem, é a mesma do Bolsonaro, não me surpreende — disse ao GLOBO na ocasião.

Goldman apoiou o candidato Paulo Skaf (MDB) ao governo do estado, durante as eleições do ano passado, vencidas por Doria.

Em nota, o presidente do PSDB, Bruno Araujo, lamentou o falecimento do ex-governador. “Sua atividade política atravessa sete décadas da nossa história”, escreveu no Twitter. “Uma trajetória que impõe respeito e admiração. Meus sentimentos à família”, completou na rede social.

O governador de São Paulo, João Doria, também lamentou “a perda para a família, para o estado e para o país”, do ex-governador Alberto Goldman. Em nota, Doria manifestou condolências à viúva, aos filhos, netos e amigos. E decidiu decretar luto oficial de três dias no estado.

Goldman deixa dois filhos do atual casamento e a esposa Deuzeni Trisoglio, além de outros três filhos do casamento com a artista plástica Sara Goldman.

Nenhum comentário: