sábado, 21 de dezembro de 2019

Ascânio Seleme - Cartas ao Papai Noel

- O Globo

Algumas pessoas muito conhecidas do anedotário, ops, quero dizer da política nacional, enviaram cartas com seus pedidos de Natal ao Papai Noel. O bom velhinho, antiga fonte da coluna, liberou algumas delas para publicação.

Bolsonaro - Papai Noel, juro que tentei me comportar durante o meu primeiro ano de mandato. Tentei ser bonzinho, mas na verdade teve dias em que perdi a paciência. Dei uns gritos, falei umas bobagens, ofendi algumas pessoas, tá OK?. Mas a culpa não é só minha, não. Muitas vezes me tiraram do sério. Sobretudo os jornalistas. Esses caras têm a mania de me perseguir para onde eu vou e de escrever sobre todas as coisas que eu faço. Ficam na minha cola dia e noite, poxa. Só porque eu sou o presidente, caramba? Papai Noel, peço que eles me deixem em paz!!!

Paulo Guedes - O senhor é testemunha do enorme bem que fiz aos meus concidadãos. A vida deles vai melhorar. Daqui a um ano vai termais dois milhões de empregos. Daqui a dois anos serão mais dez milhões de empregos. Até o final do governo vai faltar gente para tanto emprego. E o que eles me dão em troca? Nada. Teve até uma turma que me zoou no calçadão de Ipanema outro dia. Uma hora dessas eu largo tudo e aí eles vão vero que é bom para a tosse. Apesar desses momentos de estresse, me comportei bem. Por isso, caro Papai Noel, peço que o senhor me dê uma mãozinha nas reformas que faltam, já que o chefe não colabora.

Abraham Weintraub - Tá certo, Papai Noel, eu xinguei reitores, professores, estudantes, funcionários, além de jornalistas, claro, mas é porque eles são burros. Eu queria destruir tudo para reconstruir a Educação do zero, e quem acabou ganhando zero fui eu. Não podem dizer que perdi a cabeça, o senhor sabe muito bem que não tenho cabeça. Então, vou perder o quê? A culpa toda foi da aceçoria (sic) do MEC que não me aceçorou (sic) direito. Não quero muito, Papai Noel, peço apenas para continuar no cargo. Adorei aquele gabinete na Esplanada. É lá que eu bolo aquelas piadinhas ridículas que posto nas redes.

Damares - Papai Noel, quero um vestido azul. Mas não conta pra ninguém, viu? Prometo que só uso dentro de casa.

ZeroUm- Só uma coisa, Papai Noel, desapareça de vez com o Queiroz.

Zero Dois - Eu quero meu zap de volta, Papi.

Zero Três - Já que não me deram a embaixada nos Estados Unidos, quero uma boia grande pra usar no verão em Cabo Frio.

Lula - Papai Noel, queria ser tratado como antes. Que as pessoas me aplaudisse meme abraçassem como antes nas ruas desse país. Gritassem meu nome,“ô Lula!”. Sabe? Como era antes. Agora, não, agoraéva ia pra lá,é vaia pra cá. Não aguento mais. É toda hora, em todo lugar que eu vou, que coisam ais chata. Dilma tá acostumada com isso, eu não. Então, companheiro Noel, queria que você acabasse com esse tormento de vaia.

Gleisi - Papai Noel não existe. Não vou pedir nada para esse símbolo das elites consumistas.

Wilson Witzel - Meu problema é de salário, querido Papai Noel. Larguei um emprego de quase 40 mil por mês pra pegar esse abacaxi de menos de 20 mil. Não dá. É pouco. Como disse um jornalista outro dia, não sou nenhum Mujica, oras. Eu queria pedir pelo menos mais dez mil por mês. Dá pra ser?

Marcelo Crivella-Meu pedido é urgente. Preciso resolver isso antes de outubro. Queria aprender a gerenciar as coisas. A fazer um orçamento, a pagar as contas e os salários em dia, a receber pagamentos e impostos direitinho. Não entendo nada disso e as pessoas vão acabar percebendo. Socorro, Papai Noel. Meu pedido é pra ontem.

Jorge Jesus - Para mim é muito simples, Noel, quero apenas mais um título esse ano. Nada mais. Pode me dar hoje mesmo e a gente acaba logo com isso.

As respostas - O velhinho vai responder a todas as cartas no sábado que vem.

Nenhum comentário: