quinta-feira, 2 de abril de 2020

Maria Hermínia Tavares* - Pato manco

- Folha de S. Paulo

Jair Bolsonaro está politicamente isolado.

Defensor do isolamento parcial, Jair Bolsonaro está politicamente isolado. Discursos e atitudes insanas, que ameaçam a já limitada capacidade do país de enfrentar a devastação do coronavírus, receberam o repúdio dos governadores.

O Congresso substituiu o Executivo inoperante ao aprovar o projeto de lei —ainda não sancionado— que garante renda mensal de R$ 600 aos mais pobres entre os pobres. Além do vice, Mourão, os ministros Guedes e Moro se distanciaram do chefe ao apoiar as posições do colega Mandetta em relação à quarentena.

A entrevista coletiva armada na segunda-feira (30) para mostrar ao titular da Saúde qual é a cadeia de comando no combate à Covid-19 não foi conduzida pelo presidente, mas pelo chefe da Casa Civil, um general.

Empresários importantes, abandonando a prudência que costuma fazê-los buscar o regaço do governismo, não escondem ter perdido a confiança inicial no “Posto Ipiranga” da economia. O Twitter e o Facebook apagaram mensagens das contas de Bolsonaro por suas falsidades sobre a pandemia.

No exterior, seu comportamento literalmente singular provoca espanto e chacota. Disparates de sua lavra foram desmentidos pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde. O tiro na mosca partiu de Ian Bremmer, o número 1 da Eurasia, influente empresa de consultoria de negócios. “Comparado a Bolsonaro”, fulminou, “Trump parece um Churchill”.

Os americanos chamam de pato manco o presidente em final de mandato. Com o sucessor já eleito, o poder lhe escapa, só lhe resta limpar as gavetas de seu gabinete e oferecer aos visitantes, cada vez mais raros, o café frio servido pela copeira.

Com pouco mais de um ano no Planalto, Bolsonaro é um pato manco precoce. Precisaria muito mais do que a morna fala fingida desta terça-feira (31) na televisão a fim de reaver o crédito das lideranças políticas, o respeito de seus ministros e o apoio da opinião pública não tomada pelo fanatismo. Para isso, teria que vencer a cláusula pétrea dos seus traços mais autênticos —ignorância e truculência.

O Brasil vive a inédita experiência de um presidencialismo sem presidente. Em circunstâncias normais, Bolsonaro estaria com os dias contados. Mas, na crise sanitária que só está começando, todos os esforços estão dirigidos a reduzir seu impacto, medido em vidas e privações. Uma comoção pública é tudo o que não convém provocar numa hora dessas.

Ainda assim, as lideranças políticas estão fazendo seus cálculos. Que encontrem a fórmula de assegurar estabilidade política, preservando as liberdades civis e as regras democráticas. Pois a saída será pela direita.

*Maria Hermínia Tavares, professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap

Nenhum comentário: