segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Miguel de Almeida - Com vocês, a cota evangélica

O Globo

Caso André Mendonça se torne ministro do STF, por causa da pressão dos pastores evangélicos, a boiada, enfim, terá passado — ao vivo e em cores.

Será a consagração da ideia de cotas forjada sob a guerra identitária. A esquerda inventou, a direita copiou. Parece estranho, mas é como a política hoje enxerga a sociedade, a partir de nichos, setores, clivagens e grupos organizados.

Com vocês, as cotas religiosas.

Porque, afinal, como dizem os pastores, representam 30% dos brasileiros. Pois é.

O conceito de um país formado por cidadãos com direitos iguais, respeitados em suas liberdades individuais, como falavam pensadores como Stuart Mill e Tocqueville, diante da declarada guerra santa no Bozoquistão, é uma doce canção. Com muita fé, o que se avizinha é uma reedição dos tempos de Constantino, no século IV, quando os arcaicos cristãos destruíam estátuas desnudas, apagavam obras de filósofos pagãos ou derrubavam templos de deuses greco-romanos. Além de perseguir e exterminar o que chamavam de hereges, como aconteceu com a matemática Hipátia, cuja pele foi arrancada pelos fanáticos da época (outros ultrajes em “The Darkening Age”, de Catherine Nixey).

Exagero? Passa longe a empatia religiosa quando se fala das religiões afro-brasileiras. São contundentes os relatos de ataques a terreiros em várias cidades, em sinal de evidente intolerância. O direito das minorias, ou o princípio do Estado laico, é violentado pelo Bozo quando promete — e cumpre — indicar alguém “terrivelmente evangélico” para o STF. Ou ao revelar que pediu a André Mendonça, caso aprovado no Senado, que abra sempre as sessões da Corte com uma oração.

Trump, ao escolher os ministros da Suprema Corte, dizia cumprir a promessa de indicar perfis conservadores. Jamais se ateve ao primado religioso como preâmbulo. Podia ser um batista ou um católico apostólico romano, tanto faz, desde que fiel a princípios tradicionalistas.

Quais sejam: mandar no corpo do outro, na vontade e na consciência alheias em nome de uma pretensa superioridade moral (outras invasões em “Ascensão e queda de Adão e Eva”, de Stephen Greenblatt).

Tais ditaduras pareciam superadas, ao menos aliviadas, dentro da imensidão das metrópoles contemporâneas, com o esvaziamento de ameaças como o fogo dos infernos, o medo dos trovões e a excomunhão diante do avanço da ciência. Os grandes centros urbanos sugeriam ser recantos paradisíacos inacessíveis ao olhar repressor da autoridade religiosa.

Era um engano?

Desde a Segunda Guerra Mundial, quando se montou uma aliança para derrotar os diversos tipos de retrocesso, a humanidade caminhou célere com a chegada das novas tecnologias. Diversas conquistas, como vacinas contra doenças destruidoras, enquanto prolongavam a vida, ao mesmo tempo ajudavam a desmontar as teologias ancoradas em equivocados pressupostos.

Como pega mal queimar hereges nas fogueiras, a saída foi retornar de fato à política. Deixar a prosaica evangelização, hoje vista como ingênua, para ganhar poder e submeter a sociedade às leis do Estado.

Em nome de Deus, alianças com populistas de extrema direita, arrivistas de variados quilates, quase sempre sátiros. Do tipo Trump.

Um livro como “A quarta revolução”, de John Micklethwait e Adrian Wooldridge, conta como os lobbies (não importa o credo, mesmo sendo incréus) ajudaram a dividir a sociedade, em busca de suas exclusivas vantagens, e vergaram o Estado. Grupos organizados, aos poucos, colocaram nas costas de todos o peso de suas regalias — ou reivindicações. Aí entram os sindicatos de trabalhadores e os subsídios/isenções a setores específicos — como as multinacionais fabricantes de refrigerantes e automóveis. Comparecem os militares com aposentadorias especiais e as pensões para suas filhas solteironas. Rezam junto os quadros do funcionalismo público — com destaque fervoroso para o Judiciário.

O avanço dos grupos organizados, escrevem os autores, se deu a partir de estratégias e visões defendidas pelos movimentos de esquerda. Quando o Estado aparece como o pai de todos — ao menos daqueles capazes de gritar mais alto.

Depois de os movimentos identitários de esquerda forjarem as diversas reivindicações, justas ou não — na representação política, nos cargos do funcionalismo público, nas vagas das universidades etc. —, a turma de Malafaia avança no butim ao criar a cota evangélica. Às favas os desorganizados.

Quem não rezar, não mama.

 

Nenhum comentário: