sexta-feira, 24 de junho de 2022

Malu Gaspar: Lira errou ‘previsão’ de que Bolsonaro assumiria liderança

O Globo

Os números da pesquisa Datafolha divulgada ontem (23), que reiterou a liderança isolada de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial apontada no mês passado, mostram que o núcleo da campanha de Jair Bolsonaro à reeleição errou o prognóstico eleitoral a curto e médio prazo. 

Em maio passado, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados e conhecido por sua habilidade na leitura de cenários políticos, apostou que o presidente já estaria liderando as pesquisas de intenção de voto a essa altura. A previsão, anunciada em entrevista ao Valor Econômico, foi repetida por Lira em outras ocasiões.

O otimismo era compartilhado por outros nomes que trabalham pela reeleição de Bolsonaro, como seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Dias após a entrevista de Lira, Flávio declarou ao SBT Brasil que o “Datapovo” e “pesquisas internas” indicavam a vitória de Bolsonaro ainda no primeiro turno. 

Contudo, ao contrário do que previu Lira, Lula lidera a pesquisa com 47% dos votos, 19% à frente do incumbente. Ou seja, se as eleições presidenciais ocorressem hoje, o petista seria eleito no primeiro turno com 53% dos votos válidos. 

O desempenho decepcionante do presidente para o Centrão tem a ver com a alta de preços dos combustíveis e dos alimentos – impactados, respectivamente, pela cotação internacional do barril do petróleo e pela pressão inflacionária. 

Além disso, o Datafolha foi realizado entre quarta e quinta-feira, quando o país ainda absorvia a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, por quem Bolsonaro disse que “botaria a cara no fogo”.

Embora revertida por um juiz do TRF-1, a prisão de Milton, como mostrou o blog, atinge em cheio o discurso bolsonarista de anticorrupção e deixou a campanha de Bolsonaro e o próprio presidente desorientados. 

No início da noite, o senador Flávio Bolsonaro divulgou uma nota atacando o Datafolha.

"Quer dizer que o Lula, que não consegue juntar gente nem para fazer invasão de terra, já que Bolsonaro deu mais de 300 mil títulos de propriedade a quem queria plantar e foi enganado por décadas pela esquerda, tem quase 50% das intenções de votos? Quer dizer que o Lula defende o aborto em rede nacional e a pesquisa mostra que ele não cai entre os evangélicos? Isso não é pesquisa, é torcida contra Bolsonaro", diz o texto divulgado pelo filho do presidente.

Ainda que os Bolsonaro possam estar genuinamente convencidos de que os dados da pesquisa são falsos, o fato é que o Centrão não gosta de apostar em perdedor. Melhor o presidente da República redobrar a atenção para os movimentos dos aliados. Quanto mais difícil fica o cenário para ele, mais aumentam as chances de debandada.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Lula disse que o aborto é questão de saúde pública,''defender'' o aborto é outra coisa,a direita sempre torcendo os fatos.