quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Mariliz Pereira Jorge - O cheque em branco para Lula

Folha de S. Paulo

Voto é ordem de pagamento emocional para mandar para casa um incompetente

O tal "cheque em branco", que o eleitor está prestes a assinar pela segunda vez no dia 30 de outubro, é para Lula derrotar Jair Bolsonaro. É carta branca para acabar com orçamento secretosigilo de 100 anosfalas golpistas, ameaça de venezualização, aparelhamento da PF, discussão sobre banheiro unissex.

O cheque é para tentar resgatar o que sobrou do Inpe, do IBGE, da Fiocruz, da Amazônia, das universidades, do ensino fundamental, da cultura, da sanidade mental do povo que não faz arminha com a mão. O cheque branquinho é o citalopram para medicar a depressão coletiva de um lado e dar um sossega na histeria de "gente do bem".

O que Lula recebe é uma ordem de pagamento emocional para mandar para casa —ou para a cadeia— um incompetente e toda a corja que o rodeia. Chame de cheque em branco, de carta de confiança, de investimento. Pode ser homenagem póstuma aos mortos que não tiveram a chance de uma vacina.

Parte do eleitorado de Lula é apenas fiador do fim de Bolsonaro na Presidência. Não é amor, mas é o que basta no dia 30 de outubro. Depois a conta chega, ninguém vai despir um santo para vestir outro. Por enquanto, é cheque em branco. Também serve cartão. Débito ou crédito? Pode até parcelar. Não foi no primeiro turno? Aceitam pré-datado no segundo. O negócio é estar quite em primeiro de janeiro. Pode ser por aproximação. É só comparecer no dia da eleição com documento e assinar o cheque para nunca mais ouvir "cuestão" e "no tocante". Tá barato.

Também quero saber o que Lula pretende com a economia. Só com uma boa gestão ele poderá assumir os compromissos que tem feito. Estão lá as propostas de dar casa, comida, renda, escola e internet. Há promessa de negociação de dívidas, acesso ao crédito, programas voltados à mulher. Como ele fará isso? Também quero saber. Por ora, é assinar um #forabolsonaro no cheque em branco.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

"O que Lula recebe é uma ordem de pagamento emocional para mandar para casa —ou para a cadeia— um incompetente e toda a corja que o rodeia"

Bozo é incompetente mesmo. A sucia q reuniu é igual. Coberta de razão a autora.

ADEMAR AMANCIO disse...

É necessário,mas tá difícil,a máquina do estado é poderosa.