O Globo
O caminho certo seria destinar o
porta-aviões São Paulo a um estaleiro especial para que fosse descontaminado
No passado, alguém chamou Brasília de Ilha
da Fantasia. Para mim, em certos momentos, parece a caverna de Platão, onde
observamos sombras se movendo na parede, como o senador Do Val, e as
confundindo com o mundo exterior.
Estava na caverna de Platão quando a
Marinha afundou o porta-aviões São Paulo, carregado de amianto e outras
substâncias venenosas, no litoral brasileiro.
O amianto é uma fibra natural altamente prejudicial à saúde humana. Durante anos, lutei pela sua proibição no Congresso, orientado pela doutora Fernanda Giannasi. Trouxemos especialistas e, sobretudo, pessoas cujo pulmão foi devastado pela fibra.
Foi por meio dela que segui os passos do
São Paulo, desde o momento em que foi vendido por R$ 12 milhões para uma
empresa turca, no ano passado. Comprado aos franceses, ele virou sucata e como
sucata ambulante seria mandado para os turcos, configurando algo que poderia
colar no Brasil a acusação de racismo ambiental.
Não se pode exportar contaminação para os outros.
Os turcos se rebelaram, fizeram
manifestações e impediram que o porta-aviões atracasse por lá. “Não queremos
importar lixo”, diziam.
O São Paulo teve de fazer então seu longo
caminho de volta. Ninguém queria deixar que ficasse em suas águas, os ingleses
o barraram em sua passagem pelo Estreito de Gibraltar.
Lembro-me de ter dado uma rápida notícia.
Mas o tema não empolgava. O porta-aviões veio de novo para o Brasil e vagou
pela litoral de Pernambuco, sem autorização para atracar.
O caminho certo seria destiná-lo a um
estaleiro especial para que fosse descontaminado. Não era possível, no meu
entender, afundá-lo sem ferir a Constituição. Há um artigo no capítulo do meio
ambiente que exige relatório de impacto ambiental para atividades
potencialmente poluidoras. Infelizmente, a Marinha decidiu completar o trabalho
equivocado do governo Bolsonaro e o afundou.
Encontrei acidentalmente o novo ministro da
Marinha no aeroporto. Ele me deu a impressão de que se preocupa com a proteção
dos oceanos e talvez saiba que sua saúde é importante nas mudanças climáticas.
Nossa querida Marina deveria ter ido
a Lula e
mostrado que o afundamento poderia marcar uma contradição na política ambiental
anunciada pelo governo. Talvez o trabalho duro de proteger a floresta e
reformular o ministério não tenha permitido que pudesse agir com mais energia.
Leio que os russos, quem diria, lamentaram
que o antigo porta-aviões não pudesse ter sido usado para testar um dos seus
foguetes destinados a destruir navios. Seria pior ainda.
Na verdade, nove toneladas e meia de
amianto estão no fundo do mar. A saga desse mineral não acabou. O Supremo ainda
julgará sua proibição definitiva. No momento, em decisão monocrática, o
ministro Alexandre de Moraes permite o funcionamento da mina de Goiás para a
exportação do amianto. Isso nos expõe de novo a denúncias de racismo ambiental.
Proibimos internamente e liberamos a exportação.
Moraes teve papel importante na defesa da
democracia. No Brasil, somos assim: calça de veludo ou bunda de fora. Ele não é
perfeito, nem infalível, e, nesse caso, está pisando na bola.
A principal culpa no caso do porta-aviões é
do governo Bolsonaro, de seu Ibama falsificado. Mas não se pode afirmar que
terminou um governo do mal e começou um governo do bem. Terminou um governo com
viés autoritário, pró-ditadura, e começou um governo de frente democrática que,
às vezes, precisa ser também criticado. Não foi uma decisão apenas da Marinha,
mas de outros setores do governo, como a AGU,
que acabaram se sobrepondo à visao técnica dos especialistas em meio ambiente.
Só nos resta agora monitorar a região do
naufrágio com alguma regularidade para saber os efeitos reais de toda essa
carga de um porta-aviões que participou de vários testes atômicos da França. Material
radioativo é apenas uma hipótese, mas amianto e venenosas bifenilas
policloradas (PCBs) são agora uma realidade em nossas águas.
3 comentários:
Assustadora a ignorância em torno dessa discussão. O amianto existe na natureza e na sua forma sólida não representa risco para a saúde ou para o meio ambiente. Não sendo tóxico, o risco de provocar câncer só ocorre com a inalação de micro-partículas quando em suspensão no ar, o que certamente não acontecerá no fundo do mar.
Os problemas ambientais, que pode ser significativos, seriam provocados por outros agentes ( óleos, graxas, metais pesados, produtos químicos, baterias, ácidos, equipamentos eletro-eletrônicos, produtos radioativos, etc.) que deveriam estar inventariados e destinados adequadamente conforme legislação.
Grande quantidade de navios chegam anualmente ao final de sua vida útil e devem ser "descomissionados" o que é muito caro e, provavelmente, pouco praticado. Não é à toa que a Baía da Guanabara, por exemplo, tenha se transformado num cemitério de navios abandonados.
Assustadora é a covardia de um desgraçado que assina anônimo.
MAM
A marinha tem comandante,ministro era antigamente.
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