segunda-feira, 6 de março de 2023

Ana Cristina Rosa - Questão de pele

Folha de S. Paulo

Julgamento iniciado em Brasília, que impacta a população majoritariamente negra, deveria ter parado o Brasil

Enquanto o Brasil não estiver disposto a assumir e a enfrentar a questão racial como ponto central de suas mazelas, será difícil reduzir as desigualdades.

Em Brasília, teve início o julgamento sobre a validade de prova obtida em abordagem policial baseada na cor da pele. Diante dos altos índices de violência policial contra pretos e pardos, numa nação majoritariamente autodeclarada negra, era de se esperar que o país parasse para acompanhar.

Porém, para isso, a população negra teria de ter instrução, tranquilidade e condições de se dar ao luxo de atentar para questões que impactam sua vida e pressionar, ao invés de manter-se num permanente corre-corre para sobreviver.

E, numa sociedade ainda calcada em primados escravocratas que estigmatizam os afrodescendentes e geraram distorções em favor da branquitude, pode acontecer de tudo. Desde polícias estruturadas para tratar os negros com "distinção" até a esdrúxula conceituação de racismo reverso.

É o tipo de coisa que leva uma mulher branca, ocupando cargo público de poder, ao absurdo de concluir que "racismo não é um privilégio" no Brasil. Por óbvio, nem aqui, nem em lugar nenhum do planeta, posto que a prática faz de determinado grupo de pessoas alvo de opressão sistemática.

Difícil pensar em forma de desvantagem mais evidente. O racismo é praticamente uma presunção de culpa em muitos casos, sobretudo quando envolve a polícia. Quem é negro sabe. Quem não é já deveria ter descoberto.

Mas somos também uma sociedade conservadora e hipócrita, que até hoje se vale descaradamente de trabalho em condições indignas e sob restrição de liberdade...

Contudo não é por ter a pele negra que alguém deve ser abordado pela polícia.

Parar a engrenagem que faz dos negros reféns e vítimas preferenciais da hostilidade, do abuso de autoridade e da truculência policial fundada no preconceito é, além de tardio, fundamental.

 

 

2 comentários:

marcos disse...

Além de analfabeta - não sabe usar o posto que - é desinformadora.

MAM

ADEMAR AMANCIO disse...

Li o depoimento de uma mulher negra dizendo que quando vai comprar algum produto,fica com o foco no movimento de suas mãos,pois qualquer distração ela sabe que será revistada.