quinta-feira, 4 de maio de 2023

Maria Cristina Fernandes - A imunidade do bolsonarismo em xeque

Valor Econômico

Alexandre de Moraes e Arthur Lira acumulam reféns na batalha em que falta tropa a Lula

 “[Marcelo Siciliano] está nessa história de bucha. Se não tivesse de bucha, irmão, eu não pediria por ele, tá de bucha. Eu sei dessa história de Marielle, toda irmão. Sei quem mandou. Sei a p... toda. Entendeu? Está de bucha nessa parada aí”.

O desabafo é do advogado e militar da reserva Ailton Moraes, que pede ao coronel Mauro Cid para interceder junto ao cônsul dos Estados Unidos no Rio pelo visto do seu amigo Marcelo Siciliano. Em troca, promete a ajuda deste na falsificação do cartão de vacinação da mulher do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A história não poderia resumir melhor a falsificação do cartão de vacina do ex-presidente, de sua filha e assessores. Confirma a lógica que marcou a passagem de Jair Bolsonaro pelo poder: uma sucessão de “operações tabajara” que contaram com sofisticadas blindagens - do submundo das milícias à cúpula da política nacional.

A falsificação do cartão de vacinação da turma foi uma trapalhada do começo ao fim. As vacinas foram lançadas no sistema do SUS até um ano depois de, alegadamente, terem sido aplicadas em locais por onde o ex-presidente não passou nas datas referidas. Ao serem apagados, os registros deixaram rastros que vinculam aos ex-ocupantes do Planalto.

Esta operação de cartões falsos de vacinas envolveu milicianos relacionados com o presidente que mantiveram silêncio, ao longo de cinco anos, sobre os mandantes da morte da ex-vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

No dia em que tudo isso vem à tona, o presidente da Câmara e apoiador-mor da candidatura de Bolsonaro à reeleição, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse, em entrevista à GloboNews, que uma operação como aquela que prendeu assessores de Bolsonaro e fez uma busca e apreensão em sua casa, “não ajuda” a pauta do governo na Câmara.

Lira mantém o governo refém de suas ameaças porque conta com a bancada bolsonarista na Câmara. Por isso, a protege. Suas principais lideranças estavam tão assustadas ontem que não deram as caras no depoimento, na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa, de um de seus alvos prediletos no governo, o ministro da Justiça, Flavio Dino.

Lira é aquele com quem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conta como principal garantia de que a pauta econômica vai deslanchar no Congresso. E é o mesmo que se insurge contra o cerco jurídico-policial ao ex-presidente. Não foi suficiente o governo Luiz Inácio Lula da Silva empenhar os 120 votos de sua coalizão eleitoral na reeleição de Lira. É preciso também que o Judiciário estenda o manto protetor ao ex-presidente.

É verdade que não é possível ignorar o partido de Bolsonaro, o maior da Câmara. E também é sabido que o governo precisa de paz e votos no Congresso para convencer o Copom a descer do pedestal dos 13,75%, mas sua perturbação não é de iniciativa exclusiva do ministro Alexandre de Moraes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal tem sido acusado de ser uma reencarnação piorada do voluntarismo lava-jatista porque o faz a partir da instância superior do Judiciário. Mas parece claro que, nas últimas semanas, a perturbação da ordem que impede o país de avançar nas pautas econômicas tem sido de iniciativa dos apoiadores do ex-presidente.

Quem levou à frente a CPI do 8/1, sob a proteção de Lira, foi a bancada bolsonarista. A mesma bancada melou a votação do projeto de lei das fake news. É um Brasil que permanece virado ao avesso este em que a liberdade de expressão e o rechaço à censura são reivindicações de golpistas.

As duas decisões de Moraes da semana, a primeira, que referendou a regulação imposta por Dino às plataformas digitais, e a segunda, que autorizou a operação da Polícia Federal contra os falsários da imunidade, são uma reação à investida bolsonarista. E não o contrário.

Lula bem que tenta administrar a situação na condição de árbitro das desavenças. Num dia, recebeu Lira para almoçar depois de entrevista malcriada do presidente da Câmara e liberou mais um dinheirinho.

No outro, com uma penca de oficiais presos, confirmou mais um general, Marcos Antonio Amaro, nome da predileção do Exército, para o Gabinete de Segurança Institucional.

A arbitragem de Lula, porém, não desata os nós da conjuntura. A estratégia de Lira é reincidente. Dá corda para Haddad como deu para Paulo Guedes. “Vai ter uma hora em que ele vai puxar”, diz um aliado próximo.

Quem acumula munição para a batalha que se aproxima é Alexandre de Moraes. Além de Anderson Torres, o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e autor da minuta golpista encarcerado pela reprise do velho estilo Sérgio Moro de delação pressionada, agora Moraes tem mais dois detidos, o ex-faz-tudo de Bolsonaro, Mauro Cid, e sabe-tudo da morte de Marielle, Ailton Moraes.

Assim como o ex-presidente sustenta, até hoje, que nada tem a ver com o 8 de janeiro, também dirá que o cartão de vacina foi falsificado à sua revelia. Os novos encarcerados de Moraes terão oportunidade de confirmar, ou não, as convicções de Bolsonaro.

São reféns do bolsonarismo e não do presidente da Câmara, é bem verdade, mas é com a penca de apoiadores do ex-presidente que Lira banca o cacife do jogo. É a única bancada imune à capacidade de atração do Tesouro. E é nela que o presidente da Câmara, paradoxalmente, se fia. Vem daí a relevância da operação que, mais uma vez, coloca em questão, a imunidade do bolsonarismo.

 

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Todos cairão!