O Estado de S. Paulo
Setores variados da economia estão rompendo publicamente com o governo Lula 3
Não existe “o” empresariado que fale com uma
voz, a não ser quando o governo Lula
3 provoca algum tipo de unanimidade entre setores que têm
interesses às vezes antagônicos, vivem fases distintas de expansão e
rentabilidade e dependem em diferentes graus do poder público.
Foi o caso com a MP que alterava regras do sistema tributário, parte da qual acabou devolvida pelo Congresso depois de repúdio unânime vindo dos mais variados segmentos da economia (e da política). A questão é saber como Lula e seu círculo político mais próximo entenderam a natureza dessa “unanimidade”.
Provavelmente como a esperada reação de
empresários que tiveram seus interesses afetados – como renúncias fiscais e
benefícios de todo tipo. E que se empenham em garantir exclusivamente o “seu”,
através da sua influência no Legislativo de centro-direita.
Tudo isso sem dúvida existe, mas a lição do
episódio é muito mais grave para o governo. Pior do que não ter capacidade
política e nem saber lidar com esses “direitos adquiridos” (como desoneração de
folha de pagamentos, por exemplo), Lula 3 inverteu expectativas que já não eram
das mais entusiasmadas em relação à condução da política econômica em
particular e dos rumos do País em geral.
O pano de fundo para a crise da MP é muito
amplo, antigo e desafiador. Trata-se de um processo de décadas de criação de
distorções (o famoso país da “meia entrada”, na brilhante definição de Marcos
Lisboa) que agravam a situação fiscal, as questões tributárias, a dívida
pública e impedem a queda de juros – num ambiente de bagunça institucional e
perda relativa de poder do Executivo.
Qual a resposta ou plano que Lula 3 tem para
lidar com esse monumental desafio político e econômico? Qual capacidade
política demonstrou até aqui de lidar com a compressão das despesas
discricionárias, que o impedirá de governar? Qual esforço exibe além de
aumentar como puder a receita como forma de bancar a expansão de gastos
públicos?
O padrão que se verifica nas ações políticas
é o de improvisação subordinada à necessidade de garantir a popularidade do
presidente. O círculo dirigente mais próximo confessa sua incompetência quando
admite que não soube “averiguar a temperatura” antes de provocar um desastre
político como a devolução da referida MP.
A tal “unanimidade” de setores da economia
talvez não seja um definitivo “divisor de águas” em termos de apoio/repúdio
político ao governo, e consequente busca de alternativas. Mas é preocupante
para Lula 3 quando considerado o grau de resistência social que o governo não
está sendo capaz de superar. Em política, expectativas frustradas são o mesmo
que confiança traída.
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