sexta-feira, 25 de julho de 2008

DEU EM O GLOBO


JUNGMANN: TRÁFICO CONTROLA PEÕES DO PAC


Deputado denuncia ligação de bandidos e líderes de comunidades


BRASÍLIA. O presidente da Comissão de Segurança da Câmara, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), denunciou ontem ao diretor interino da Polícia Federal, Romero Menezes, que chefes do tráfico se associaram a líderes políticos da Rocinha e do Complexo do Alemão para controlar a contratação de peões nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas. Segundo Jungmann, o grupo se associou para pressionar eleitores a votar em candidatos indicados pelos chefes locais.

- É chocante. Meio milhão de pessoas sem poder votar livremente. É a ditadura do narcotráfico em plena democracia - disse.

Segundo o deputado, Menezes prometeu repassar as informações à Diretoria de Inteligência. Menezes sugeriu a Jungmann que apresente as denúncias também ao Ministério Público Eleitoral. A partir daí, seriam abertos procedimentos formais de investigação criminal relacionada às eleições no Rio neste ano.

Jungmann entregou dossiê com detalhes de encontros entre líderes comunitários e chefes do tráfico. O documento aponta supostos vínculos entre o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Luiz Cláudio de Oliveira, o Claudinho da Academia, candidato a vereador pelo PSDC, e Nem, acusado de chefiar o tráfico na favela. O relatório informa que Nem chefia reuniões com mais de cem líderes comunitários todas as noites de quarta-feira. Numa delas, teria pedido a todos que fizessem campanha para Claudinho e não permitissem a entrada de adversários.


Também teriam sido distribuídas fichas para cadastrar eleitores. Com base nas fichas, seria possível saber se os eleitores cumpriram a promessa de votar nos indicados. O clima de coação geral também se repetiria nas áreas do Complexo do Alemão controladas por um traficante conhecido como Jorginho.

Nenhum comentário: