sexta-feira, 25 de julho de 2008

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

ELEIÇÕES 2008 / RECIFE

Ex-governador lidera disputa em Recife após fim de aliança


FÁBIO GUIBUDA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O rompimento da aliança estadual de 12 anos entre o PMDB e o DEM beneficiou o ex-governador de Pernambuco José Mendonça Filho (DEM), que lidera a disputa pela Prefeitura de Recife na primeira pesquisa Datafolha feita na cidade após o registro das candidaturas pela Justiça Eleitoral.

Mesmo com a candidatura de Raul Henry (PMDB), que tem o apoio do senador do partido Jarbas Vasconcelos, 46% dos entrevistados que se declararam simpatizantes do PMDB disseram que votarão no ex-governador no primeiro turno.Com 30% das intenções de voto, Mendonça está oito pontos percentuais à frente de Cadoca (PSC) e de João da Costa (PT), que aparecem empatados em segundo lugar, com 22%. Raul Henry (PMDB) vem em seguida, com 7%.

Katia Telles (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Edilson Silva (PSOL) foram citados por 1% dos entrevistados cada um. Declararam que votarão em branco ou nulo 8% dos eleitores. Outros 8% não souberam dizer seu candidato preferido.Cadoca é o candidato mais rejeitado: 29% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar, aparecem tecnicamente empatados Katia Telles (24%), João da Costa (22%), Roberto Numeriano e Mendonça (21%). Raul e Edilson Silva foram citados por 18%.

O Datafolha entrevistou ontem e anteontem 831 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 025/2008.

Nenhum comentário: