quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Crivella e Gabeira, voto a voto


Clicar no link e veja o último programa eleitoral de Gabeira do primeiro turno



Fábio Vasconcellos e Sergio Duran
DEU EM O GLOBO


Datafolha dá diferença de dois pontos entre os dois, que investem em áreas diferentes

Empatados tecnicamente na pesquisa Datafolha divulgada ontem, os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Fernando Gabeira (PV) vão disputar voto a voto para ir ao segundo turno contra Eduardo Paes, do PMDB, que lidera com folga. Nestes três últimos dias antes da eleição, Crivella intensificará sua presença nas zonas Norte, Oeste e nos subúrbios, acompanhado dos candidatos a vereador da coligação (além do PRB, PR, PSDC e PRTB) e de Agnaldo Timóteo, vereador pelo PR em São Paulo. Já Gabeira decidiu investir na classe média, segmento em que já é forte e no qual ele acredita que conseguirá mais rapidamente os votos que o separam de Crivella.

Paes manteve os 29% de intenções de voto. Gabeira subiu de 15% para 17%, segundo a pesquisa, realizada em 29 e 30 de setembro. Crivella subiu um ponto, de 18% para 19%. Jandira Feghali (PCdoB) caiu de 13% para 12%. Alessandro Molon (PT) foi de 5% para 4%; Solange Amaral (DEM), de 4% para 5%; Chico Alencar (PSOL), de 3% para 2%; e Paulo Ramos (PDT) manteve 1%. O Datafolha ouviu 1.311 eleitores. A margem de erro é de três pontos.

Já de olho no segundo turno, Gabeira faz planos para se aproximar dos eleitores com escolaridade até o ensino fundamental, segmento em que aparece com apenas com 6%:

- A consolidação da minha presença no segundo turno tinha que ser trabalhada onde ela rende mais rapidamente, que é na classe média. Então a nossa tática foi de conquistar votos através da classe média. No segundo turno, vamos falar mais explicitamente para esses setores (eleitores com ensino fundamental e que recebem até dois salários) - disse.

"Há uma diferença nos números"

Já Crivella - após gravar anteontem trechos para o seu último programa eleitoral com cerca de 200 candidatos a vereador, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - ouviu pedidos para ir aos redutos eleitorais desses candidatos nestes últimos dias. O pedido se transformou numa maratona por diversas comunidades. Ontem, ele esteve em Lins de Vasconcelos, Méier, Pavuna, Coelho Neto, Honório Gurgel, Rocha Miranda e Madureira.

Na comunidade da Cachoeirinha, no Méier, Crivella declarou não temer a perda de apoio do PT caso vá ao segundo turno. Ele disse que a aproximação do PMDB com o PT é desespero. Para Crivella, as siglas de esquerda se aliariam com o PRB.

- A aproximação do PMDB com o PT é desespero. Não creio nesta aliança. Tenho segurança, pelas conversas já travadas com os partidos ao longo do primeiro turno - disse Crivella, que não quis comentar a pesquisa: - Há uma grande diferença nos números entre os institutos, disse, referindo-se à pesquisa do Ibope de sábado passado, na qual a distância entre ele e Gabeira era de 14 pontos.

Gabeira, que ontem foi ao Ceasa e à Saara, comemorou o resultado:

- Fiquei muito feliz porque deram apenas uma diferença de dois pontos a favor do Crivella, e isso pode nos ajudar muito porque vai estimular o eleitorado nos últimos dias.

Antes de partir em carreata para Bonsucesso, Jandira se irritou ao ser perguntada sobre a pesquisa:

- Reafirmo que a luta pelo segundo turno está entre Jandira e Crivella - disse, criticando os institutos.

Paes, por sua vez, disse que está confiante. Já Chico Alencar afirmou que pelo menos um terço do eleitorado decidirá seu voto no fim de semana, enquanto Solange destacou as discordâncias entre pesquisas e Molon destacou os indecisos.

COLABORARAM Ludmilla de Lima e Waleska Borges

Nenhum comentário: