sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Palanque armado para Dilma

Renato Lima
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO(PE)

Ministros se desdobram em elogios à ministra e presidenciável Dilma Rousseff nos palanques armados em Salgueiro e Escada para a nova visita de Lula

SALGUEIRO - Um dos maiores públicos já vistos em visita presidencial recepcionou Luiz Inácio Lula da Silva em sua passagem ontem por Salgueiro, Sertão central de Pernambuco. O palanque estava armado para Dilma Rousseff brilhar, mas seu discurso não conseguiu empolgar o público. Já o presidente foi tratado quase como um Deus, e, para delírio dos salgueirenses, ainda vestiu a camisa do time de futebol da cidade, conhecido como o Carcará do Sertão.

O presidente e uma comitiva de seis ministros chegaram fazendo um sobrevoo às obras da ferrovia Transnordestina e depois se dirigiram para a Central do Forró, local onde são realizados shows em Salgueiro. Também estavam presentes os governadores Eduardo Campos (PSB-PE), Cid Gomes (PSB-CE) e Wellington Dias (PT-PI). A Transnordestina passará pelos três Estados, ligando o Sertão do Piauí aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

O público compareceu em peso ao evento. No dia anterior, carro de som já anunciava a presença de Lula e ministros para dar início a uma importante obra para Salgueiro.

Faixas na lateral da Central do Forró chamavam o presidente de redentor do Sertão, redentor do povo nordestino e superador das injustiças e desigualdades. Uma família que pediu que o Incra acelerasse a concessão de títulos de posse para desapropriação da Transposição não pode ocupar o mesmo espaço.

Antes dos discursos, passistas de frevo e uma orquestra animavam as pessoas que chegavam. E foram muitas. A fila para passar pelo detector de metais e entrar no setor reservado dava voltas. A rede de ensino liberou os estudantes para participarem do evento. A vendedora Maria José Barros, 20 anos, era uma das milhares presentes. “Eu trabalho com venda porta a porta. Está todo mundo vindo para cá. Não adiantava tentar trabalhar hoje”, disse.

O público esperou por duas horas a comitiva. Alguns dos presentes não suportaram a espera sob o calor sertanejo e foram socorridos por uma ambulância. Quem ficou aplaudiu bastante o presidente. Quando o cerimonial destacou a presença de Dilma, um grupo próximo ao palanque chegou a fazer corinho repetindo o seu nome. Os discursos que se seguiram também resolveram fazer grandes elogios à ministra da Casa Civil e destacar o seu papel na obra que então era iniciada. A ministra – presidenciável do PT para 2010 – foi chamada, várias vezes, de uma pessoa cheia de ternura, segundo o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. “O presidente Lula, além de muito competente, é uma pessoa de muita sorte. Ele descobriu a ministra Dilma Rousseff. Ela é a responsável pelo acontecimento de hoje”, afirmou o ministro. “Eu quero agradecer a sua ternura para que essa obra hoje pudesse estar acontecendo”, completou Nascimento, referindo-se a Dilma.

Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Regional, foi na mesma linha. “O presidente disse que esse grande conjunto de obras, o PAC, tinha na ministra Dilma a sua mãe. Ao longo dessa convivência com ela, tenho percebido Dilma tratar cada projeto da forma como a mãe deve tratar o seu filho. Sendo carinhosa quando deve ser, cobrando e estabelecendo metas e por isso as coisas têm avançado”, discursou.

Em sua fala, a ministra não conseguiu descolar da imagem de uma pessoa de fala técnica e sem empolgação. Ao contrário de outros ministros e do governador Eduardo Campos, interrompidos por palmas enquanto falavam, Dilma falou sem levantar as massas, numa fala truncada. “A Transnordestina não é uma obra qualquer. Se fosse no passado e ficasse olhando só os critérios financeiros e mercantis, essa obra não teria saído”, afirmou.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Gilvan, o BLOG DA DILMA PRESIDENTE é dirigido por juizes, jornalistas, estudantes universitários e escritora. O blog foi ao ar no ano passado, e vem fazendo muito sucesso e divulgado pela mídia Brasileira. Convidamos a acessá-lo:
http://dilma13.blogspot.com/
Atenciosamente, Daniel Pearl - editor geral.