terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brasília-DF: Luiz Carlos Azedo

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

Cabral e Hartung estrilam

Os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), montam resistência à aprovação do modelo de partilha desenhado pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator do tema no marco regulatório do pré-sal. Apesar de as novas regras darem aos estados uma fatia maior dos royalties, os dois batem na concentração dos recursos nos cofres da União, que ficou com 30% do bolo.

Ontem, no Rio, os governadores se reuniram com representantes de suas bancadas na Câmara dos Deputados. Não foi descartado fechar posição contra a aprovação da proposta sem uma nova distribuição dos royalties. Juntos, os estados têm 56 deputados, número insuficiente para atrapalhar a votação do marco regulatório, mas com peso para abalar a maioria desejada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E, de quebra, para criar um mal-estar na coalizão governista que está sendo montada em apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT).

Bolada

Além de engordar o caixa dos ministérios responsáveis pelas obras do PAC com remendos ao Orçamento de 2009, o Executivo destinou às estatais um generoso naco dos R$ 34 bilhões em créditos suplementares editados neste ano. Do total, as empresas ficaram com reforço de caixa para investir às vésperas da eleição da ordem de $ 17 bilhões

Nenhum comentário: