quarta-feira, 11 de abril de 2012

Recife - Mendonça reage ao 'jogo de bastidor'

Sem citar nomes, deputado acusa aliados das oposições de, usando do anonimato, tentarem “macular” não apenas sua pré-candidatura, mas também sua imagem

Débora Duque

Incomodado com os rumores de que seu projeto majoritário no Recife estaria perdendo força, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) reagiu, mais uma vez, ao que chamou de “jogo de bastidor” que, segundo ele, tem o objetivo de “macular” não apenas sua postulação como sua imagem pessoal. Ao reafirmar sua candidatura, o parlamentar ainda pregou, em tom de alerta ao campo oposicionista, a manutenção de um diálogo “aberto” e “transparente” entre os quatro pré-candidatos do grupo, que corre o risco de lançar-se esfacelado ao pleito municipal.

A postura defensiva de Mendonça é uma resposta à tese de que até alguns de seus correligionários não estariam entusiasmados com sua candidatura. Sem citar nomes, o democrata cobrou “respeito” à condição de prefeiturável. “Sempre tive a lealdade e solidariedade do meu partido em todas as disputas. Não vou responder a gente que se utiliza do anonimato para fazer intriga de bastidor e atingir meu nome, minha imagem e minha candidatura”, defendeu-se.

Essa não foi a primeira reação pública de Mendonça à versão de que sua postulação estaria enfraquecida. Na semana passada, o democrata fez questão de declarar à coluna Pinga-Fogo, do JC, que não não é de “fugir à luta” e que estaria disposto a enfrentar mais uma campanha majoritária, independentemente de alianças. Ontem, ele voltou a bater na mesma tecla: “Já demonstrei que não fujo à luta. Fui candidato sozinho, em 2008, sou de encarar qualquer desafio. Só não vou deixar que subtraiam meus pré-requisitos como candidato”, assinalou.

Ele ainda lembrou que, mesmo sendo o mais bem colocado entre os oposicionistas nas pesquisas de intenção de voto, nunca colocou sua postulação como algo “incontestável”. “Não é todo mundo que teria esse comportamento se estivesse no meu lugar”, provocou, alegando que muitos estariam “arrotando prepotência”.

Os rumores de que seu ingresso na eleição municipal estaria em risco ganharam corpo com a intensificação das movimentações do deputado federal Raul Henry (PMDB). Se, até o ano passado, a candidatura do peemedebista era tida como incerta, hoje encontra-se praticamente consolidada, o que teria minado as chances de Mendonça de conquistar o esperado apoio do colega. Nos bastidores, comenta-se, inclusive, que os “avanços” sem alarde de Henry teriam chateado o democrata. Questionado se a relação encontra-se, de fato, estremecida, Mendonça preferiu não comentar. “Não quero me manifestar sobre relação de ordem pessoal. Não tem porque fazer avaliações através da imprensa”, desconversou, garantindo, porém, que a relação continua sendo de “solidariedade”.

Embora considere que “turbulências” são “normais” em períodos de decisão, o parlamentar disse que a oposição precisar preservar o mínimo de diálogo se quiser aproveitar o cenário favorável com o racha na base governista. “Precisamos manter o canal aberto e construir esse processo com transparência. Sempre respeitei a individualidade de cada candidatura, mas não posso deixar de me manifestar diante da tentativa de macular minha imagem”, justificou.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: