domingo, 13 de maio de 2012

MP: atestado falso garantiu licitação para Delta no TO

Além de se valer de um atestado de capacitação técnica que, segundo o Ministério Público de Tocantins, é falso, a Delta venceu a licitação de R$ 475 milhões para a coleta de lixo de Brasília com uma proposta inexequível à espera de uma fiscalização frouxa. A avaliação é do próprio governo do DF, após auditoria que apontou falta de plano de coleta e varrição, descumprimento de horários, pagamentos indevidos, além de baixa qualificação dos fiscais, controle ineficaz e até ausência de pesagem na entrada e saída do aterro.

A falta de fiscalização sobre o contrato - vigente desde 2010 e negociado pelo ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu - explicaria o baixo preço cobrado por tonelada para a coleta de lixo e, por quilômetro, para varrição. O mais baixo entre 16 cidades de grande porte elencadas em levantamento oficial.

Em abril, parte dos funcionários chegou a cruzar os braços por falta de pagamento. Na quinta-feira, coletores de lixo ouvidos pelo GLOBO reclamaram que, há mais de um mês, os caminhões operam com apenas dois funcionários, contra os três previstos em contrato. O governador Agnelo Queiroz já trabalha até mesmo com a hipótese de a empresa abandonar o contrato.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: