sexta-feira, 1 de junho de 2012

Em Recife, oposição pede ao prefeito que resista à pressão

Adversário dos governistas, o pré-candidato Raul Jungmann incentiva João da Costa à resistir à pressão do PT

Há menos de um mês, o prefeito João da Costa (PT) era alvo dos ataques da oposição. Hoje, sob o risco de ser rifado pela direção nacional do próprio partido da disputa pela reeleição, o gestor, de forma inusitada, recebe a “solidariedade” dos adversários. O exemplo mais emblemático e não menos curioso é o do ex-deputado Raul Jungmann (PPS) que, ontem, divulgou um artigo na internet pedindo para que o prefeito “resista” às pressões internas.

Já no título, o gesto de “compaixão” fica claro e disfarça a “brecha” encontrada para criticar o PT como um todo: “João da Costa – desrespeito, humilhação e resistência”. Ao longo do texto, o tom permanece. O pós-comunista critica a “intervenção” do comando petista no processo de escolha da candidatura no Recife, materializada no cancelamento da prévia e, agora, no possível lançamento da candidatura do senador Humberto Costa (PT) .

“Tem o prefeito diante de si a oportunidade de agigantar-se, encarando e resistindo a uma intervenção que honrará a sua biografia, enquanto a dos seus oligarcas adversários será rebaixada à condição de pigmeus autoritários”, diz Jungmann. De acordo com ele, o prefeito “tem o dever moral de derrotar os que o vetaram e humilharam” referindo-se a Humberto Costa, ao deputado federal Maurício Rands e ao ex-padrinho político do gestor, João Paulo. E, de modo “quixotesco”, encerra o artigo com um conselho: “Resista, prefeito!

A justificativa de Jungmann para um pedido pouco comum, partindo de um prefeiturável da oposição, foi dada logo no início. O ex-deputado alegou que João da Costa tem “direitos” e que “desconhecê-los” seria “moralmente condenável” e “regressivo”. “Não é por ser adversário contundente que devo endossar ou silenciar diante do que o PT inflige ao prefeito do Recife”, justificou o também pré-candidato.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário: