sábado, 6 de outubro de 2012

Em BH, Lacerda lidera com vantagem de 12,6 pontos


Segunda rodada da pesquisa do Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas mostra que o prefeito Marcio Lacerda subiu de 44,3% para 46,6% das intenções de voto e chega à véspera da eleição com boa dianteira sobre o petista Patrus Ananias, que avançou de 30,8% para 34%. A sondagem foi feita nos dias 3 e 4 com 1.053 entrevistados. Vanessa Portugal (PSTU) aparece com 2,4%, mesmo percentual de Maria da Consolação (PSOL). Os demais candidatos juntos têm 0,5%. Brancos e nulos passaram de 9,6% para 9%, enquanto os indecisos caíram de 13% para 5,1%. O levantamento indica que Lacerda teria 54,3% dos votos válidos, suficientes para ser reeleito no primeiro turno, contra 39,6% de Patrus

Lacerda mantém vantagem

Pesquisa MDA/Estado de Minas mostra que prefeito candidato à reeleição tem uma frente de 12,6 pontos sobre Patrus Ananias

Juliana Ciprianie Isabella Souto

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) chega à véspera da eleição com uma dianteira de 12,6 pontos percentuais sobre o principal adversário, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT). A vantagem pode garantir a reeleição de Lacerda já no primeiro turno. Na segunda rodada de pesquisa do Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas,realizada nos dias 3 e 4 com 1.053 entrevistados, o socialista teve 46,6% das intenções de voto contra 34% do petista. Os números sugerem que o comício da presidente Dilma Rousseff em BH no dia 3 não teve o efeito esperado pelo PT. O levantamento foi registrado sob o número MG 01160/2012 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dois primeiros colocados cresceram em relação à pesquisa feita em 11 e 12 de setembro. Lacerda oscilou positivamente de 44,3% para 46,6%, aumentando dois pontos, e Patrus foi de 30,8% para 34%, uma diferença de 3,2 pontos percentuais.

A professora Vanessa Portugal (PSTU), que tinha 1,5% da preferência,passou a 2,4%, e os demais candidatos, que haviam somado menos de um ponto percentual juntos na primeira rodada, conseguiram um melhor desempenho. A também professora Maria da Consolação (PSOL) conquistou 2,4% das intenções de voto, Alfredo Flister (PHS) 0,4% e Pepê (PCO) 0,1%. Tadeu Martins (PPL) ficou com 0%. Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo passaram de 9,6% em setembro para 9% em outubro e os indecisos foram reduzidos de 13% a 5,1%. Excluindo os votos brancos e nulos, Lacerda teria hoje 54,3% e Patrus 39,6% dos chamados votos válidos, que são aqueles proclamados como resultado pela Justiça Eleitoral. Em seguida aparecem Vanessa Portugal e Maria da Consolação com 2,8% cada, Alfredo Flister com 0,4% e Pepê com 0,1%. Os eleitores de Marcio Lacerda são mais fiéis: 83,9% afirmaram que a escolha é definitiva e 16,1% admitem a possibilidade de mudar o voto. No caso de Patrus, 78,8% disseram que não pretendem mudar o voto amanhã, enquanto 21,2% ainda não dão certeza de digitar o número do petista. Para o diretor do MDA Pesquisa, o quadro de evolução em relação ao último levantamento é estável. “A tendência é pela reeleição do Marcio Lacerda, mas Belo Horizonte é a capital do pânico dos institutos de pesquisa, pois tem um histórico de mudança de última hora no comportamento do eleitorado”, disse. Para o pesquisador, com o crescimento, ainda que pequeno dos nanicos (eles já chegam a 6%), há uma pequena chance de a disputa chegar ao segundo turno em 28 de outubro.

Além de liderar a pesquisa, Marcio Lacerda conta com a rejeição a seu principal adversário,Patrus, que atingiu 30,5%, a maior entre os sete candidatos. Lacerda teve 28,4 % de rejeição e ainda tem a seu favor uma avaliação positiva de seu governo: 54,3% dos entrevistados consideram sua gestão como ótima ou boa. Aqueles que a classificaram como ruim ou péssima somaram 14%. Para outros 30,6% a administração do socialista é regular e 1,1% não soube avaliá-la. Na análise do perfil do eleitorado dos candidatos, Lacerda lidera a disputa em todas as cinco faixas etárias, quatro níveis de renda e três de escolaridade. Na divisão de Belo Horizonte por setores residenciais, o prefeito perde a disputa apenas na Região Oeste, onde o petista assume a frente com 46,3% das intenções de voto e Lacerda foi apontado por 35,8%. A maior distância entre os dois principais candidatos foi registrada em Venda Nova: 56% escolheram Lacerda e23,3% votam em Patrus.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: