quarta-feira, 27 de março de 2013

Imortais lançam candidatura de FHC à ABL

Ex-presidente tem apoio da maioria dos acadêmicos para ocupar cadeira recém-aberta

RIO - Após anos de sondagens e de negativas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 81, deve ser apresentado hoje como candidato a uma vaga na ABL (Academia Brasileira de Letras).

Segundo acadêmicos ouvidos pela Folha, FHC aceitou o convite para se candidatar à cadeira nº 36, que será declarada vaga hoje à tarde, após sessão em homenagem a seu antigo ocupante, o jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), morto na madrugada da última sexta.

O convite ao ex-presidente foi feito por dois membros da ABL, o senador José Sarney, 82, e a escritora Nélida Piñon, 75, em um almoço na última sexta (22) num restaurante no centro de São Paulo.

Durante o almoço, Piñon recebeu, por telefone, o aviso da morte de Scantimburgo. Passou a informação a Sarney, que imediatamente sugeriu que convidassem FHC a se candidatar.

"O presidente Sarney foi o primeiro a citar, eu tinha quase certeza de que ele o faria, mas fiquei impressionada com esse gesto de grande elegância moral dele, porque eles tiveram problemas no passado", disse Piñon.

Segundo a escritora, ela e o senador chamaram FHC a um canto e, após informar-lhe sobre a morte de Scantimburgo, convidaram-no a se candidatar. "Ele ficou perplexo, nós insistimos que era o momento, e ele aceitou. Eu ainda disse: 'O senhor não vai desistir, hein? Olha que é muito sério, diante do presidente Sarney e de mim'."

A assessoria do ex-presidente confirmou que ele foi "citado e indicado por alguns acadêmicos", mas disse que "ainda não está decidido se ele aceitará" a candidatura, e que emitirá hoje uma nota.

Além de Sarney e Piñon, a campanha por FHC inclui imortais como Marcos Vilaça, 73, ex-presidente da ABL, e Celso Lafer, 71, ex-ministro de Relações Exteriores do governo FHC e responsável por levar à sede da academia a carta de candidatura.

Segundo os acadêmicos, o ex-presidente já conta com a maioria dos 38 votos (duas das 40 cadeiras estão vagas).

Os interessados em concorrer à cadeira 36 terão um mês para apresentar suas candidaturas a partir de hoje. Depois disso, a ABL marca a eleição para dali a 60 dias.

Antes da eleição de que FHC participará haverá outra, no próximo dia 11, para escolher o sucessor do poeta Lêdo Ivo (1924-2012), que morreu em dezembro passado.

Há 11 candidatos na disputa, entre eles a jornalista Rosiska Darcy de Oliveira, o poeta Antonio Cicero e a historiadora Mary Del Priore.

Fonte: Ilustrada / Folha de S. Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Que pena!
Acho que só existe uma solução para a ABL: reduzir o número de cadeiras de 40 para 20! E selecionar melhor quem entra.