segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Lula mente, diz governo de Minas

Governo de Minas rebate Lula sobre demora de ampliação do metrô em Belo Horizonte

Em nota, administração tucana afirma que projeto é de responsabilidade do governo federal

RIO - O governo de Minas Gerais respondeu, neste domingo, às críticas do ex-presidente Lula sobre a demora na ampliação do metrô, em Belo Horizonte. Na última sexta-feira, durante a comemoração do aniversário do PT na capital, Lula afirmou que as obras ainda não saíram do papel por falta de projeto básico. Em nota, no entanto, o governo mineiro disse ser de “inteira responsabilidade” do governo federal a expansão das linhas. O governador Antonio Anastasia é do PSDB, partido do senador Aécio Neves, pré-candidato à Presidência em outubro.

“Não é verdadeira a referência, feita pelo ex-presidente, ao metrô de Belo Horizonte. Primeiramente, é importante deixar claro que a obra do metrô de BH é de inteira responsabilidade do Governo Federal, sendo que a última ampliação ocorreu ainda durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nos últimos anos, sob a gestão petista, a obra ficou totalmente parada, comprometendo a mobilidade urbana na terceira maior região metropolitana do país. Ressalte-se que, neste período, o Governo do Estado de Minas Gerais ofereceu-se para colaborar, fazendo vários esforços para sensibilizar o governo Federal no sentido de retomar as obras”, diz trecho da nota.
Em seguida, afirma:

“Em 2008, por exemplo, o então governador Aécio Neves apresentou ao então presidente Lula uma proposta para ampliação do metrô por meio de parceria público-privada, que foi ignorada. Apenas em abril de 2012 (portanto, quatro anos depois), o Governo Federal concordou com a colaboração do Estado, que desde então assumiu a responsabilidade de coordenar a elaboração dos projetos de engenharia. O convênio para liberação dos recursos para elaboração dos projetos, entretanto, só foi assinado pelo governo federal um ano depois, em abril de 2013. Os projetos de engenharia estarão concluídos em abril de 2014, em apenas 12 meses -- um prazo recorde para projetos de tal complexidade. Portanto, o Governo do Estado está rigorosamente em dia com as obrigações assumidas”.

No fim, a nota diz que “não tem cabimento também a afirmação do ex-presidente de que o Governo do Estado de Minas Gerais assume a paternidade de programas federais”.

Na sexta-feira, em resposta a Aécio, que, no mesmo dia, criticou o valor dos repasses para obras de grande impacto, como o metrô de Belo Horizonte, Lula disparou:

- A verdade é que o metrô está precisando de um projeto do governo de Minas. Nós somos republicanos, mas não somos tontos para repassar verba para obra sem projeto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: