segunda-feira, 19 de maio de 2014

PT esquece que o passado são eles, diz FHC

• Ex-presidente critica propaganda do partido e relembra que a última década foi comandada por Lula e Dilma

• Tucano evitou falar sobre a vaga de vice na chapa do PSDB à Presidência; Serra diz que não é pré-candidato

Diogo Bercito – Folha de S. Paulo

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o PT erra ao apelar para uma estratégia que compara o atual momento com o passado, porque na última década o país foi governado justamente pelos petistas.

Na semana passada, o PT utilizou seu tempo na TV para transmitir a mensagem de que, com uma eventual vitória da oposição, haveria retrocessos no país do ponto de vista social e econômico.

Os adversários da presidente Dilma Rousseff classificaram a estratégia como "terrorismo eleitoral".

"Essa história de jogar a culpa no passado já passou. O passado são eles", afirmou Fernando Henrique à Folha, durante visita a Israel.

Além disso, ao dizer que o desenvolvimento do país é uma conquista das gestões de Lula e de Dilma, o governo precisa explicar, diz o ex-presidente, a situação atual. "Eles têm de explicar por que a economia está tão baixa."

"Ninguém vota no passado. Votamos no futuro. E o passado não foi horrível. As pessoas entendem que as transformações do Brasil passaram a ser fortes no meu período", disse FHC à reportagem. "Lula entrou na onda."

De acordo com o tucano, o governo Dilma errou ao considerar que o aumento de crédito sustentaria o crescimento. "O investimento não veio."

Na sua avaliação, as pesquisas eleitorais "só agora começam a ter significado", já que antes "vinham dando uma satisfação ingênua àqueles que estão no poder".

Assim, só a partir do início oficial da campanha que será possível avaliar as candidaturas. "O governo usa os meios de comunicação. Quando você pergunta à população em quem vão votar, repetem o que estão vendo."

Fernando Henrique não crê que a Copa seja, como afirmou Lula, "objeto de luta eleitoral". "A população, não os partidos, começou a se manifestar", disse.

Serra
Ele evitou falar sobre o nome de José Serra para a vaga de vice na chapa de Aécio Neves. "Não falei com ele sobre isso. O candidato terá de olhar a questão com muita objetividade. O vice não dá votos, pode é tirar."

Serra escreveu neste domingo (18) em uma rede social que será candidato a um cargo no Legislativo Federal.

"Fui literalmente atropelado pela suposta informação de que sou pré-candidato a vice-presidente na chapa presidencial do PSDB, que terá o senador Aécio Neves na cabeça. Nunca fui pré-candidato a vice", escreveu o tucano. "No mais, estarei junto com o meu partido no esforço para vencer esta estranha mistura de atraso e inércia que tomou conta do país."

Fernando Henrique viajou a Israel para receber a distinção de doutor honoris causa pela Universidade de Tel Aviv.

Nenhum comentário: