sexta-feira, 13 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Aquecimento
Melhor agora do que na campanha, mas, ainda assim, foi um ato isolado. Essa é a visão dos ministros de Dilma Rousseff sobre as hostilidades contra a presidente da República na abertura da Copa. Nada que, segundo o governo, obrigue a presidente a não comparecer à final do torneio. Ela irá e estará acompanhada de diversos chefes de Estado, que, do Maracanã, embarcam para a cúpula dos Brics, em Fortaleza. A ordem do governo é aproveitar esse período para organizar a campanha da presidente e o programa para tentar recuperar os pontos perdidos nas últimas pesquisas.
» » »
Em tempo: enquanto o governo considerou o teste da política no futebol algo como "dos males, o menor", a oposição comemorou. Considera que, apesar das manifestações, a população soube separar a Copa do Mundo do período eleitoral, e ainda demonstrou o desgaste da imagem presidencial. Há quem diga, inclusive, que as aparições presidenciais que misturam os dois eventos podem virar um gol contra. Afinal, assim como o futebol, a política também responde à dinâmica do momento, e o da política começa para valer apenas em agosto.

Efetivado
O Diário Oficial da União traz a efetivação de Nelson Antônio de Souza na presidência do Banco Nacional do Nordeste (BNB). A nomeação vem acompanhada do patrocínio do ex-líder do PT na Câmara José Guimarães, do Ceará. O petista, agora, concorrerá ao Senado numa chapa encabeçada pelo Pros, do governador Cid Gomes.

Sinais
A perspectiva de chapa pura no PSDB do Distrito Federal, com Raimundo Ribeiro na vaga de vice do pré-candidato a governador Luiz Pitiman, fez fluir o sentimento de que a candidatura de José Roberto Arruda (PR) começa a sofrer algumas baixas. Afinal, Ribeiro é amigo de Arruda e foi um dos poucos a visitar o ex-governador na prisão, quando da Operação Caixa de Pandora.

Concentração
Antes da convenção que oficializará a pré-candidatura à Presidência neste sábado, em São Paulo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) passa hoje por São João del-Rei (MG). É para lá que seu avô Tancredo sempre ia às vésperas de decisões importantes.

Operação delicada
Se depender dos alckministas de carteirinha, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não fará de Gilberto Kassab (PSD) o seu candidato a vice. A aposta deles é Márcio França, do PSB.

CURTIDAS
Trégua aérea/ Augusto Nardes, um dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) mais críticos às obras da Copa, viajou para São Paulo ontem, no avião presidencial, com Dilma Rousseff. Ali, cara a cara, guardou as críticas para si.

(Reprodução da internet)
Foi o Serra!/ Tudo o que dá errado para os petistas vira culpa de José Serra. Desta vez, eles juram ter visto o ex-governador de São Paulo na área VIP do Itaquerão, de onde partiam os xingamentos a Dilma Rousseff. Serra estava no estádio, mas não xingou. Virou comentarista no Twitter.

Enquanto isso, na CNBB.../ No encontro de Eduardo Campos e Marina Silva com dom Damasceno e dom Leonardo, ontem, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quem teve mais lembranças foi o senador Rodrigo Rollembreg (PSB-DF). A mãe dele, dona Neide, levava os filhos à missa na 606 Sul, onde dom Damasceno era pároco.

Em pé, no metrô/ Não foram apenas as pessoas mais humildes que vibraram com o metrô de São Paulo funcionando ontem normalmente na linha que desemboca no Itaquerão. As autoridades também, entre elas, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), e o consultor da CSN, Bruno Dantas, indicado para o TCU.

Dilma com a "oposição"/ Nos bastidores da festa da Copa, Dilma conversou mais com a cantora Jennifer Lopez e com o presidente da Uefa, Michel Platini, aquele que, ontem, declarou ao jornal francês L"Équipe que não apoiará à reeleição de Joseph Blatter no comando da Fifa.

Nenhum comentário: