sábado, 14 de junho de 2014

PSDB lança Aécio e mira ‘territórios’ governistas

• Senador será aclamado em convenção; tática é investir no Nordeste e nas classes C e D

Débora Bergamasco e Pedro Venceslau - O Estado de S. Paulo

SÃO JOÃO DEL REY - O presidente do PSDB e senador Aécio Neves (MG) será referendado hoje como candidato à Presidência da República de seu partido convencido de que precisa investir suas fichas em dois territórios majoritariamente petistas para ser eleito: o Nordeste e as classes C e D. O nome de Aécio será aclamado na convenção nacional do PSDB, em São Paulo.

O mote interno daqui para a frente na seara tucana é “subir geograficamente e baixar socialmente”. Os operadores políticos do PSDB investirão a partir de agora na desconstrução do discurso do medo, que já foi usado pelo PT. Prevendo que a campanha será marcada por uma espiral de rumores sobre o fim de programas sociais criados no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caso de uma vitória do PSDB, Aécio produziu um estoque de “vacinas”.

No Senado, o senador tucano apresentou dois projetos de lei para “fortalecer” o programa Bolsa Família. Um deles pretende ampliar o pagamento por mais seis meses ao beneficiário que conseguir um emprego.

A avaliação do partido é que Aécio entra oficialmente na disputa com o melhor cenário possível: unificou a sigla em torno do seu projeto, ultrapassou o patamar de 20 pontos nas pesquisas de intenções de votos, consolidou-se em segundo lugar na disputa e está à frente dos adversários no Estado de São Paulo.

Prevendo que a campanha será marcada por uma espiral de rumores sobre o fim de programas sociais criados no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caso de uma vitória do PSDB, Aécio produziu um estoque de “vacinas”.

Discurso. No discurso que vai fazer neste sábado na capital paulista para um público estimado em 5 mil pessoas, Aécio baterá na tecla de que é novo, mas não novato. Um vídeo com forte tom emocional contará sua trajetória e reforçará os laços com o avô, Tancredo Neves. Em sua fala, ele vai reforçar a defesa e o aperfeiçoamento dos programas sociais petistas. A economia e a infraestrutura serão os ganchos para criticar Dilma.

Além dele, falarão o ex-governador José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin.

No fim da manhã desta sexta, Aécio percorreu ruas de São João del Rey cercado por moradores e integrantes do PSDB mineiro. Ele recebeu a bênção na Capela de Santo Antônio, próxima à residência da família, e visitou o túmulo de Tancredo no cemitério nos fundos da Igreja de São Francisco.

Antes de iniciar a caminhada, o senador apareceu em uma das sacadas do Solar dos Neves ao lado de Maristela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que leu uma carta declarando apoio ao tucano.

Aécio disse que acompanha as “dissidências” regionais de partidos da base aliada ao governo federal para definir o nome do vice em sua chapa.

Nenhum comentário: