terça-feira, 8 de julho de 2014

FHC acusa o PT de ter maltratado o Plano Real

• Durante evento de turismo em São Paulo, ex-presidente criticou, ainda, uso político da Copa do Mundo

Renato Onofre – O Globo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou, na manhã desta segunda-feira em um evento de turismo em São Paulo, o uso político da Copa do Mundo e minimizou o crescimento da presidente Dilma Rousseff (PT ) na última pesquisa Datafolha divulgada na semana passada. Questionado por um programa humorístico se o PT teria “cuidado bem” do Plano Real, FH afirmou que o plano monetário que estabilizou a eleição foi “maltratado”:

— Não se deve misturar a emoção da Copa com a política. O povo sabe distinguir (que são coisas diferentes). Todos nós torcemos para o Brasil. Pode ser que haja algumas pessoas usando politicamente o sucesso da Copa. Eu não acho que se deva fazer isso. Acho que a Copa é um evento nacional e a torcida do Brasil é de todos nós. Depois da Copa vamos discutir eleições. O povo, agora, não tá preocupado em discutir eleição não. São os políticos e jornalistas que estão. O povo está querendo é que o Brasil ganhe — afirmou FH.

A pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal 'Folha de S. Paulo', e divulgada sexta feira, aponta que a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT, cresceu de 34% para 38%. Aécio Neves, do PSDB, variou de 19% para 20%, e Eduardo Campos, do PSB, oscilou de 7% para 9.

— Havia tanta crítica a tudo que quem está no governo sofre consequência. seja quem for: prefeito, governador ou presidente sofre consequência. E depois que diminui a crítica é natural (a subida) — comentou afirmando que há espaço para o crescimento da oposição.

— Temos espaço para fazer muitos gols e comemorar e ela vai perder as eleições — sentenciou.

Mais uma vez, FH criticou a condução da política econômica durante os governos petistas. Questionado se o PT estava “cuidando bem do seu filho”, que seria o Plano Real, o ex-presidente respondeu:

— Até um certo momento, mas, quando chegou a adolescência, eles (petistas) maltrataram. A partir da crise de 2007 e 2008, eles passaram a maltratar o filho — disse.

Para FH, é necessária uma mudança nos rumos da economia.

— Houve um abuso das finanças públicas. O endividamento do governo é muito elevado. Houve um esforço de combater a inflação controlando preços, como o da gasolina, que vai ter consequências. Houve um esforço parecido com a eletricidade que não adiantou e acabou tendo um aumento ontem. Então, houve um mal manejo das finanças públicas. É isso que (o PT) tem culpa, e precisa corrigir esse rumo — criticou FH.

Nenhum comentário: