terça-feira, 8 de julho de 2014

Aécio faz apelo para eleitores irem às urnas em outubro

• Coordenação de campanha tucana acredita que as chances de vitória de Aécio crescem quanto maior for o número de votantes

Silvia Amorim – O Globo

SÃO PAULO — Após a primeira reunião com a coordenação geral de sua campanha, em São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, fez nesta segunda-feira um apelo para que as pessoas não abram mão de votar neste ano. A campanha tucana acredita que as chances de vitória de Aécio crescem quanto maior for o número de eleitores.

— O que eu quero é que as pessoas votem, façam coro àquilo que o TSE divulgou e propôs ao Brasil. Vamos à urna — disse o candidato.

Com direito a participação surpresa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a primeira reunião de Aécio com a cúpula da campanha no comitê central da campanha, na capital paulista, durou cerca de duas horas e, entre outros assuntos, serviu para definir funções entre os coordenadores. Uma das estratégias discutidas foi a necessidade de se buscar apoio de grupos setoriais. A primeira iniciativa nesse sentido foi colocada em prática hoje mesmo, com uma visita de Aécio a um encontro de pastores evangélicos em São Paulo. O compromisso não foi divulgado pela campanha.

— Da minha parte tudo que faço é absolutamente público — justificou o candidato.

Na eleição presidencial de 2010, a busca pelo voto evangélico causou muitos constrangimentos entre os presidenciáveis. Temas como legalização do aborto e união homossexual acabaram dominando o debate eleitoral. Coordenador-geral da campanha de Aécio, o senador José Agripino Maia (DEM) defendeu a busca do apoio do voto evangélico, mas disse que os demais grupos religiosos também serão procurados.

— São grupos da sociedade que pensam e merecem ser ouvidos e que serão buscados. Evidentemente, que sem discriminação porque os grupos religiosos são múltiplos e você tem que respeitá-los na sua multiplicidade.

Nesta primeira semana há confirmada, até agora, uma viagem para o Espírito Santo e Queimados, no Rio de Janeiro, na quinta-feira. Amanhã, Aécio estará em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: