quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Aécio e Marina acusam Correio de atuação eleitoral

• Tucano acusa Correios de não entregar material de campanha do PSDB em MG, e pessebista disse que a reeleição é uma chaga no país

• Marina diz que episódio em Minas é aparelhamento; Dilma pergunta em coletiva: "vocês acreditam nisso?"

Sérgio Roxo, Silvia Amorim e Tiago Dantas – O Globo

SÃO PAULO - Os candidatos do PSB e do PSDB à Presidência da República, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), criticaram nesta quarta-feira o suposto uso dos Correios pela campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A pessebista afirmou que usar a empresa é o resultado do aparelhamento do Estado pela petista. Já o tucano acusou nesta quarta-feira o PT de orquestrar uma ação nos Correios de Minas Gerais para que o material de campanha dele e do candidato ao governo mineiro, Pimenta da Veiga, não fosse entregue a eleitores.

Vídeo divulgado nesta quarta-feira mostra o deputado estadual em Minas Durval Ângelo (PT) afirmou que Dilma só chegou aos 40% das intenções de voto no Estado porque "tem dedo dos petistas nos Correios".

A acusação foi feita durante visita de Aécio ao município de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, onde ele mandou um recado aos petistas: — Queremos a criminalização de todos os responsáveis por essa ação perversa de um partido que não respeita a democracia e que quer vencer no grito. Não vai vencer no grito. Quem vai vencer essa eleição somos nós.

Marina, por sua vez, afirmou haver uma "confusão entre o partido e o governo" evidenciado no caso:

— A reeleição é uma chaga no nosso país. Ela começou da forma errada, com compra de votos, inaugurando o mensalão no Congresso Nacional. É uma prática que faz com que os governantes, em vez de pensar no interesse da população, façam de tudo para se reeleger, não importam os meios, querem se reeleger a qualquer custo e a qualquer preço. Cria uma situação de aparelhamento, de uso político das instituições públicas, de confusão entre o partido e o governo, entre o governo e o Estado — respondeu Marina, ao ser indagada sobre a denúncia.

A candidata do PSB também deu sequência nesta quarta-feira à troca de acusações com Dilma. Em resposta a uma fala da petista, Marina disse que “falta de caráter é prometer e não cumprir”. A presidenciável visitou a Favela de Paraisópolis, em São Paulo, onde, na campanha de 2010, teria se comprometido com a construção de um hospital.

— Falta de caráter é vir numa comunidade como esta, prometer um hospital e não cumprir depois de quatro anos. Isso, sim, é mentir.

Aécio disse que nas últimas 24 horas o PSDB identificou que eleitores mineiros não receberam material enviado pela campanha tucana por meio dos Correios. O partido comunicou que entrará com uma representação Judicial para punir os responsáveis. A coligação "Muda Brasil", de Aécio Neves, divulgou nota na qual cassifica a denúncia de utilização dos Correios na campanha petista como algo de "extrema gravidade", e "uma confissão do abuso de poder político e econômico nestas eleições".

— É absolutamente grave e estarrecedor o que estamos assistindo nessa campanha no meu estado. Recebemos a denúncia nas últimas horas de que os Correios em Minas (Gerais), durante toda a campanha, não cumpriram com sua responsabilidade. Cometeram um crime e não enviaram as correspondências da nossa campana, seja da do Pimenta da Veiga, seja da nossa candidatura presidencial. Estamos entrando na Justiça criminalmente contra o ministro das Comunicações (Paulo Bernardo), o presidente dos Correios (Wagner Pinheiro) e os superintendentes que participaram desse crime.

Aécio encerrou nesta tarde a campanha eleitoral do primeiro turno em São Paulo. Até o próximo domingo, o candidato participará de eventos de campanha somente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou nesta quarta-feira uma reportagem em que mostra o deputado estadual Durval Ângelo (PT) durante uma reunião em que teria dito que a estatal ajudou as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e de Fernando Pimentel, candidato petista ao governo de Minas Gerais, a estarem em primeiro lugar nas pesquisas no estado.

Nenhum comentário: