sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Gasolina sobe hoje 3% nas refinarias

• Petrobras também anuncia reajuste de 5% para o diesel; sindicato dos postos espera aumento menor na bomba

• Alta não é suficiente para estatal repor perdas com defasagem, mas deve evitar que inflação estoure a meta

Samantha Lima, Joana Cunha, Machado da Costa e Valdo Cruz – Folha de S. Paulo

RIO, SÃO PAULO e BRASÍLIA - Onze dias após as eleições, a Petrobras anunciou um reajuste de 3% no preço da gasolina e de 5% no do diesel nas refinarias. O aumento está em vigor desde a 0h desta sexta-feira (7).

O aumento vinha sendo defendido por especialistas do setor havia vários meses e chegou a ser tema de campanha --até recentemente, a Petrobras vendia no mercado interno combustível por preço menor que o pago pelo produto importado.

A alta, no entanto, não deve ser suficiente para a Petrobras recuperar o prejuízo dos últimos anos com a defasagem dos preços --estimado em R$ 60 bilhões, segundo a corretora Gradual.

O reajuste de ontem fora autorizado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) em reunião do Conselho de Administração da empresa, na terça. Mantega é presidente do conselho. Na ocasião, não houve acerto sobre o preço.

A Folha apurou que a presidente da Petrobras, Graça Foster, havia feito, no encontro, uma apresentação que trazia o percentual de 8%.

Segundo o governo, o reajuste menor --chamado internamente de "simbólico"-- deve evitar que a inflação estoure o teto da meta em 2014.

A consultoria Gradual estima que o reajuste terá um impacto de 0,11 ponto percentual na inflação do ano e passou a prever um IPCA de 6,46% em 2014 --índice próximo do teto da meta, de 6,5%.

O aumento, segundo interlocutores do governo, também serve para sinalizar ao mercado um desejo de fortalecer a Petrobras e praticar uma política de preços mais realista no segundo mandato.

Além das dificuldades de caixa provocadas pela defasagem de preços, a Petrobras tem sua imagem prejudicada pelo escândalo revelado pela Operação Lavo Jato.

As ações preferenciais, as mais negociadas, acumulam queda de 17,7% no ano.

Segundo Adriano Pires, presidente do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), para a Petrobras reverter o prejuízo acumulado ao longo deste ano com a defasagem de preços, os reajustes precisariam ter sido de 20% para a gasolina e para o diesel.

Nas últimas semanas, com a queda do petróleo no mercado internacional, a defasagem foi zerada.

De acordo com Pires, após o reajuste, a gasolina deve ficar 3% mais cara no Brasil do que no golfo americano, enquanto o diesel fica com preço equivalente.

Na bomba
O preço nas bombas, que é livre, deverá ser reajusta- do à medida que novos estoques de combustível cheguem aos postos.

O presidente do Sincopetro (sindicato dos postos), José Alberto Gouveia, estima que o repasse para o consumidor fique "um pouco abaixo" do reajuste aplicado nas refinarias.

"No aumento anterior, que foi de 4% [em 29 de novembro de 2013], o repasse na bomba foi de cerca de 3%."

Nenhum comentário: