sábado, 10 de outubro de 2015

Força-tarefa terá acesso a extrato de contas nos EUA

• Parceria permitirá pente-fino em contas da Odebrecht e empresas suspeitas de corrupção

Thiago Herdy e Renato Onofre - O Globo

SÃO PAULO - A força-tarefa da Lava-Jato terá acesso à movimentação completa de contas de empreiteiras brasileiras investigadas nos Estados Unidos investigadas por corrupção, graças a parceria firmada com investigadores norte- americanos. A dinâmica do acordo foi definida em reuniões realizadas esta semana em Curitiba e permitirá a identificação de pagamentos suspeitos realizados a offshores de diversos países e a agentes públicos.

A cooperação é considerada o início de uma nova frente de investigação, elevando o alcance da operação. O primeiro objeto de trabalho em cooperação serão as três contas da Odebrecht mantidas no banco Citibank de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Pagamentos originários dessas contas tiveram como destino empresas usadas para pagar propina aos ex-dirigentes da cúpula da Petrobras Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Renato Duque, Nestor Cerveró e Jorge Zelada.

A parceria permitirá a identificação de pagamentos realizados pela Odebrecht para manter suas operações em países como o Panamá, Peru, Venezuela, República Dominicana, Angola, Moçambique e Portugal, entre outros. Entre 2006 e 2009, cinco contas da Odebrecht no exterior, das quais três estão nos EUA, pagaram pelo menos 129,1 milhões de dólares a offshores suspeitas de serem usadas para corrupção. O GLOBO solicitou à Procuradoria da República no Paraná informações sobre o acordo com as autoridades norte-americanas, mas o MPF informou que não comentaria o assunto. A Odebrecht também não comentou e informou que trata do assunto apenas nos autos.

Nenhum comentário: