segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ricardo Noblat:A nau dos insensatos

- O Globo

“O ideal de um partido é eleger o presidente, 27 governadores, 81 senadores e 513 deputados sem se aliar a ninguém” LULA, EX-PRESIDENTE

Há insensatos em toda parte. Entregues às maiores tolices, não aceitam ser chamados de insensatos. É o caso, por exemplo, da presidente Dilma; e também do seu mestre, o ex-presidente Lula. Os dois escolheram ser reféns de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, senhor da abertura do processo de impeachment que eles tanto receiam. E por isso o apoiam, na contramão do bom senso.

NA SEMANA PASSADA, como principal orador do 3º Congresso da Juventude do PT, em Brasília, Lula pediu a uma plateia barulhenta, e movida pelos arroubos próprios da idade, que não permitisse que ninguém chamasse petista de ladrão. Ora, por que ele não aproveitou o momento para refletir sobre os motivos que empurram o PT para o seu crepúsculo?

COMO OMITIR que orientou o governo e o partido a ajudarem Eduardo a escapar da cassação que ameaça seu mandato? Como fingir que não viu a faixa estendida no local do congresso saudando os “guerreiros do povo brasileiro”, petistas de raiz condenados pelo mensalão e sujeitos a condenação pela Lava-Jato? Mas não: em sua lição aos moços, Lula preferiu distorcer a realidade.

“QUERO SABER SE O dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia”, disse a propósito da roubalheira na Petrobras. “Então nosso companheiro Vaccari, que é um companheiro inteligente, pegava dinheiro de propina, e o PSDB ia lá ao cofre e pegava dinheiro limpo?”. Subentenda-se: todos se valem de dinheiro sujo. E, como é assim, mais tolerância com o PT, por favor!

A PERMANÊNCIA DE Eduardo na Câmara contribui para acelerar a degeneração da política. A falta de coragem do governo para enfrentar o impeachment agrava o impasse que paralisa o país. Fora, pois, com Eduardo, enterrado em um mar de lama até o pescoço! Se, para retaliar, ele acolher o impeachment, que o governo o enfrente no voto, para ficar ou sair.

O QUE NÃO DÁ MAIS é contabilizar como perdidos este e o próximo ano, e conceder que 2017 também possa se perder. Naturalmente, a insensatez não pauta apenas o comportamento do primeiro escalão da República. Quer insensatez maior do que um governador anunciar um ambicioso plano de reorganização do ensino no seu estado sem discuti-lo antes, à exaustão, com os interessados?

FOI O QUE FEZ Geraldo Alckmin. Quis mexer com um milhão de alunos, com suas famílias e com milhares de professores da maneira mais autoritária possível. A resposta foi rápida: em sinal de protesto, estudantes e movimentos sociais ocuparam 93 escolas em 25 cidades. E prometem ocupar outras no início desta semana. A essa altura, o plano foi pelo ralo. Perdeu, Alckmin!

NÃO FOI O ÚNICO a perder. O prefeito Eduardo Paes, do Rio, perdeu ao insistir na candidatura de Pedro Paulo Teixeira, amigo e parceiro há 18 anos, à sua sucessão. Insensato é o homem que bate em mulher. Ou que se refere ao ato de bater em mulher como “briga de casal”. Néscio é quem vota em homem que bate em mulher. Ou em padrinho de homem que bate em mulher.

PEDRO PAULO espancou sua ex-mulher duas vezes. Numa delas, arrancou-lhe um dente com um murro. E ameaçou tirar-lhe a filha de 10 anos, que já o vira bater na mãe em uma noite de Natal. Objeto do desejo obsessivo de Paes, a candidatura de Pedro Paulo está morta e cheira mal. Só resta ser enterrada, quer Paes concorde com isso ou não. A insensatez costuma cobrar um preço alto.

Nenhum comentário: