terça-feira, 26 de abril de 2016

Lula: Câmara é comandada por ‘ quadrilha legislativa’

Oito dias após a aprovação do impeachment pela Câmara, o ex- presidente Lula disse que a Casa é comandada por uma “quadrilha legislativa”. O petista reconheceu erros e afirmou que o Brasil viverá um “período de luta”.

Lula: ‘ uma quadrilha legislativa comanda Câmara’

• Em encontro com representantes de partidos de vários países, ex- presidente admitiu falhas no governo Dilma

Sérgio Roxo - O Globo

- SÃO PAULO- Em sua primeira fala pública depois da aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a Casa é comandada por uma "quadrilha legislativa". O petista reconheceu falhas do governo e afirmou que o Brasil viverá um "período de muita luta".

— Uma aliança oportunista entre a grande imprensa, os partidos de oposição e uma verdadeira quadrilha legislativa implantou a agenda do caos no país — disse Lula.

Ao atacar os deputados que votaram contra a presidente Dilma Rousseff, Lula lembrou declaração feita por ele em 1993, quando disse que pelo menos 300 “picaretas” legislavam em causa própria na Casa. “Há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”, disse, à época. Doze anos depois, Lula foi acusado de governar pagando mensalão a deputados em troca de apoio no Congresso.

Com problemas na voz, o expresidente preparou um discurso ontem lido pelo diretor de seu instituto e ex- ministro Luiz Dulci durante seminário realizado, em São Paulo, pela Aliança Progressista, uma rede de partidos de vários países. A organização informou que o ato reuniu representantes de 20 legendas de 17 países.

O evento serviu para o PT manter a estratégia de propagar no exterior que a presidente Dilma estaria sendo vítima de um golpe. Lula chegou a pedir que os líderes partidários levassem essa mensagem aos seus países.

— É fato que, além dos impactos da crise internacional sobre a nossa economia, a população do Brasil sofre com falhas do governo, que precisam ser corrigidas — admitiu.

O petista atacou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB- RJ), que, segundo ele, deflagrou o impeachment porque o PT não aceitou ajudá- lo no conselho de ética da Casa. Em seguida, disse que a votação do processo foi um "espetáculo deprimente". O impeachment foi aprovado por 72% dos deputados.

— Corruptos notórios clamando contra a corrupção, oportunistas exercitando o cinismo e a hipocrisia e alguns até defendendo a tortura ee a ditadura — frisou.

O ex-presidente se queixou que Dilma não teve direito de se defender e destacou que poucos parlamentares citaram o crime de responsabilidade, do qual ela é acusada.

Enquanto Dulci lia o discurso, manifestantes, do lado de fora do hotel onde ocorria o evento, tocavam vuvuzela. Dois pequenos grupos, pró e contra o governo, protestaram na porta do local.

Nenhum comentário: