sábado, 1 de outubro de 2016

PMDB e PSDB largam na frente

PMDB e PSDB estão à frente em cinco capitais cada, segundo as últimas pesquisas. Sete disputas podem terminar no 1º turno.

PMDB e PSDB lideram em quatro capitais

• Até o momento, apenas sete dos 26 candidatos a prefeito devem ser eleitos já no primeiro turno

Isabel Braga e Renan Xavier (*) - O Globo

BRASÍLIA - A dois dias da eleição municipal deste ano, PMDB e PSDB lideram em quatro capitais cada, de acordo com as pesquisas mais recentes. Os levantamentos, doze deles do Ibope divulgados ontem pela Rede Globo, mostram ainda que sete dos 26 candidatos a prefeito em capitais tendem a ser eleitos em primeiro turno nas eleições deste domingo, já que figuram com mais de 50% das intenções de votos válidos. Todos são candidatos à reeleição, com exceção de Rafael Greca (PMN), que é ex-prefeito da cidade e apoiado pelo governador tucano Beto Richa.

Se as pesquisas se confirmarem, devem ser reeleitos a peemedebista Teresa Surita em Boa Vista (RR); o petista Marcos Alexandre, em Rio Branco (AC); Luciano Cartaxo (PSD), em João Pessoa (PB); o pedetista Carlos Eduardo, em Natal (RN); ACM Neto (DEM), em Salvador; e Firmino Filho (PSDB), em Teresina. Em 2012, nove candidatos a prefeito foram eleitos no primeiro turno.

Nenhum partido, de acordo com as pesquisas, tende a eleger no primeiro turno candidatos em mais de uma capital. O crescimento da pulverização partidária é uma das apostas do mundo político nas eleições deste ano. Até este momento, candidatos de 14 partidos diferentes estão à frente das disputas nas 26 capitais. Apesar disso, dois partidos se destacam na disputa pela força local.

Segundo as pesquisas, PSDB e PMDB lideram a disputa em quatro capitais cada. O PMDB aparece à frente em Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia e Boa Vista. A pesquisa divulgada ontem, em Cuiabá, mostrou pela primeira vez vantagem do peemedebista Emanuel Pinheiro, com 30% das intenções de voto, mas em empate técnico com o tucano Wilson Santos, que tem 25%. Procurador Mauro (PSOL) também está na disputa, com 21% das intenções de voto.

Já o PSDB aparece à frente em Belo Horizonte, Manaus, Maceió e Teresina.Em São Paulo, João Doria tem vantagem numérica, mas está tecnicamente empatado com Celso Russomanno (PRB). Em 2012, o PSDB elegeu quatro prefeitos de capitais e o PMDB, dois. O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), diz que a expectativa é que o partido seja o mais votado do país, por concorrer com o maior número de candidatos a prefeito e vereador. O PMDB apresentou candidatura em 16 capitais e Jucá aposta na eleição de pelo menos cinco deles.

— Essa eleição será um momento de afirmação política do PMDB e servirá de base para transformações que queremos fazer no país. Hoje temos duas capitais. Vamos mais do que dobrar o número de prefeitos nas capitais, chegando a pelo menos cinco — disse Jucá.

Além de liderar em quatro capitais, os tucanos têm grande expectativa de ir para o segundo turno em Porto Alegre, Recife, Campo Grande, Cuiabá e Belém.

— O PSDB será o grande vencedor das eleições municipais. Temos hoje quatro capitais e vamos aumentar não só o número de prefeituras em capitais, como também nas grandes cidades do Brasil — afirmou o secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP).

Se peemedebistas e tucanos poderão ampliar o número de capitais comandadas, outros partidos podem sofrer forte redução. Em 2012, o PSB saiu como o partido que elegeu maior número de prefeitos de capital, com cinco. Hoje, o partido aparece à frente apenas em duas capitais: Palmas e Recife. O PT, por sua vez, elegeu quatro prefeitos de capital em 2012 e só lidera neste momento em Rio Branco. Da esquerda, o partido que apresenta crescimento de acordo com as pesquisas é o PCdoB, que lidera em São Luís, com o atual prefeito Edivaldo Holanda, e Aracaju, com Edvaldo Nogueira. Ambos iriam hoje para o segundo turno.

Apesar da provável vitória de ACM Neto em Salvador, onde detém 69% das intenções de voto, o DEM deve sair com menos capitais. (*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira)

Nenhum comentário: