quinta-feira, 16 de março de 2017

Temer planeja rebater na TV e nas redes sociais discurso contra reformas

Gustavo Uribe – Folha de S. Paulo

Com protestos e greves pelo país nesta quarta-feira (15), o presidente Michel Temer iniciou estratégia para tentar neutralizar o discurso contrário à reforma Previdenciária e blindar os partidos da base aliada de pressões populares contra a proposta.

Além de endurecer o discurso favorável ao texto original enviado pelo Palácio do Planalto, o governo federal pretende veicular ainda nesta semana campanhas televisivas e nas redes sociais para rebater os discursos de movimentos de esquerda e prepara uma cartilha para municiar deputados e senadores na defesa da iniciativa.

Para manter o presidente informado sobre o quadro geral, o governo peemedebista tem monitorado as movimentações desde a manhã desta quarta-feira (15).

Segundo um auxiliar presidencial, o Palácio do Planalto acredita que o movimento que começou forte no início do dia tende a perder força durante a tarde. Em São Paulo, por exemplo, ônibus e metrô voltaram a circular parcialmente.

A campanha televisiva preparada pelo governo peemedebista pretende rebater as teses de grupos de oposição que contestam o aumento do rombo previdenciário e criticam a necessidade de contribuição de 49 anos para ter direito ao benefício integral.

Nas redes sociais, a estratégia é de um contra-ataque mais incisivo, com vídeos citando inclusive movimentos de esquerda. Em um deles, colocado no ar na noite de quarta-feira (14), o Palácio do Planalto critica vídeo do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e afirma que "contratou um ator para encenar uma ficção".

O ator em questão é Wagner Moura, que gravou um vídeo para o grupo de esquerda criticando pontos da proposta enviada pelo governo ao Congresso. Em nota, Moura afirma que participou da campanha voluntariamente.

Em um contraponto ainda aos protestos desta quarta-feira (15), o Palácio do Planalto também espera que grupos como Vem pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre) defendam a reforma previdenciária na manifestação do dia 26.

Os dois movimentos já se manifestaram favoravelmente à realização de uma reforma previdenciária nas redes sociais.

No último final de semana, um técnico do governo se reuniu com integrantes do Vem Pra Rua, a convite do movimento, para explicar a proposta. "O Vem pra Rua não tem posicionamento formal sobre a reforma", diz Rogério Chequer, porta-voz do grupo.

Enquanto se posiciona para o contra-ataque, o Planalto minimiza as manifestações. Segundo o governo, elas atraíram bastante público, mas foram compostas em sua maioria por pessoas vinculadas à oposição.

Temer disse, inclusive, que a sociedade tem compreendido a necessidade de apoiar as medidas do governo.

Nenhum comentário: