quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A pista da esquerda está vazia | Clóvis Rossi

- Folha de S. Paulo

O mais inquietante sinal de que o mundo político adernou à direita é o início de conversações na Áustria entre Sebastian Kurz, líder do ÖVP (o conservador Partido Popular), vencedor das recentes eleições , e o FPÖ (Partido da Liberdade), de extrema direita, xenófobo e islamofóbico (era também antissemita, mas abrandou pelo menos essa faceta horrível). A Áustria ensaia, portanto, uma coligação apenas entre direita e extrema direita.

Há 17 anos, o FPÖ já havia entrado em uma coligação governista, e a Europa reagiu impondo uma quarentena à Áustria. Agora, silêncio. Silêncio compreensível, embora não justificável, pelo menos do meu ponto de vista: em muitos lugares, o palco eleitoral tem sido açambarcado pela direita e pela extrema direita.

Exemplo igualmente recente: na eleição de sexta-feira (20) na República Tcheca, ganhou o bilionário Andrej Babis , apelidado de "Trump tcheco", o que mostra quão à direita está. A outra sensação do pleito foi o Partido Liberdade e Democracia Direta, de extrema direita, que ficou com 22 das 200 cadeiras do Parlamento e teve seu melhor resultado desde sempre.

Fora da Europa, nos EUA, o candidato do presidente Donald Trump às primárias do Partido Republicano para a eleição senatorial do Alabama perdeu. Mas perdeu para um candidato ainda mais radicalmente à direita, Roy Moore, que acha a homossexualidade ilegal e propõe banir muçulmanos do Congresso, entre outras barbaridades.

Ou seja, a disputa ficou limitada ao extremismo, consequência inevitável da forte guinada para a direita do Partido Republicano desde o surgimento do Tea Party.

Tudo somado, tem-se que, em todas as cinco eleições do ano nos países europeus mais relevantes, a extrema direita avançou. O lado positivo é que, mesmo avançando, não consegue chegar ao poder. Sua votação ficou em pouco mais de 10% na República Tcheca (10,6%), na Alemanha (12,6%) e na Holanda (13%). Vai a 26% na Áustria e chega aos 33% na França (segundo turno das presidenciais, depois de ter feito 21% no primeiro).

Mas, se não chega ao poder, acaba condicionando a agenda da direita civilizada, que se sente compelida a incorporar temas caros aos radicais para atrair eleitores.

O espelho da ascensão da direita é o encolhimento da esquerda. O Partido Socialista francês quase sumiu nas urnas; a social-democracia alemã teve seu pior resultado ; a social-democracia austríaca, que governava em coalizão com os conservadores do ÖVP, perdeu para o seu sócio de governo.

Um microexemplo do encolhimento da esquerda: Avi Gabbay, novo líder do Partido Trabalhista israelense, pretende mudar o nome do partido. O "Labor" conduziu a consolidação do Estado de Israel nas suas primeiras duas décadas, com nomes do calibre de Levi Eshkol, Golda Meir, Yitzhak Rabin e Shimon Peres. Agora, não consegue derrotar a direita e a extrema direita, coligadas no governo.

Pode-se gostar ou não da direita ou da esquerda, mas é inegável que o emagrecimento de uma ou da outra empobrece demais o debate público –e, por extensão, as políticas adotadas. Vide o caso do Brasil.

Nenhum comentário: