quarta-feira, 25 de julho de 2018

Marina cogita criador do Bolsa Família de vice

Ex-senadora diz que economista Ricardo Paes de Barros é ‘excelente nome’; Miro e Bandeira são opções

Dimitrius Dantas | O Globo

-SÃO CARLOS (SP)- A pré-candidata da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, já admite indicar um filiado do próprio partido para compor sua chapa como vice. Durante a primeira transmissão nas redes sociais de seu “programa pré-eleitoral”, Marina citou três possibilidades para o cargo: o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, o deputado federal Miro Teixeira e o economista Ricardo Paes de Barros. O cartola rubro-negro ainda é considerado o favorito, mas o nome do economista surge por fora como outra possibilidade. Marina ainda não conversou com ele sobre um eventual convite.

— Temos bons nomes. Temos o nome do Miro Teixeira, o nome do Eduardo Bandeira de Mello, temos o economista Ricardo Paes de Barros, temos excelentes nomes — disse ela, ontem.

A declaração foi dada após um internauta perguntar especificamente quem seria o vice da ambientalista. Marina desconversou e afirmou que ainda não desistiu da possibilidade de realizar alianças. Entre os partidos com os quais ela conversa estão o PV e o PPS.

“HORÁRIO PESSOAL GRATUITO”
Lideranças das duas legendas, no entanto, admitem que uma aliança com a política da Rede é improvável. Entre as vantagens de Paes de Barros está o fato de que ele não será candidato a nenhum cargo, ao contrário de Bandeira de Mello e Miro Teixeira, que podem se lançar a deputado federal, ajudando o partido a superar a cláusula de barreira no Rio de Janeiro.

Paes de Barros, de 63 anos, é especialista em desigualdade social e combate à pobreza. Por mais de 30 anos, trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago, ele é considerado no meio econômico como o “pai do Bolsa Família”, por ter sido um dos principais formuladores do programa no governo Lula. Na gestão Dilma Rousseff, entre 2011 e 2015, foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente, Paes de Barros é economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper. O economista apoiou Marina nas eleições de 2010 e 2014.

A pré-candidata respondeu a questões de simpatizantes por 30 minutos. Essa foi a primeira transmissão realizada por Marina. A ideia da campanha é produzir conversas informais entre a pré-candidata e os eleitores nas redes sociais, numa espécie de “horário pessoal gratuito”. Um dos focos da estratégia da ex-senadora é ter uma mensagem e discurso de campanha mais simples em comparação às suas duas últimas tentativas de chegar ao Palácio do Planalto.

Marina respondeu questões sobre economia e segurança pública, mas criticou principalmente o centrão. Após afirmar na segunda-feira que “o condomínio de Alckmin é o condomínio que era da Dilma em 2014”, Marina voltou a comparar o arco de alianças formado pelo tucano com a campanha da petista.

— O Alckmin é uma espécie de Dilma de calças — disse.


Em suas declarações, Marina também tem feito questão de citar dois outros presidenciáveis com quem dialoga: Alvaro Dias, do Podemos, e Ciro Gomes, do PDT. Segundo pessoas próximas, a ex-senadora enxerga esses dois nomes como os únicos que escaparam de serem “pegos no doping” da Lava-Jato, além dela mesma. Ainda de acordo com aliados, a relação com Ciro é respeitosa após o período em que ambos foram ministros de Lula. Segundo Marina, candidatos como Ciro, que não conseguiram o apoio do centrão, deveriam tratar o fracasso na costura do acordo como uma bênção.

A pré-candidata passou o dia na cidade de São Carlos, onde foi ao lançamento de um candidato a deputado federal por São Paulo. Após uma série de entrevistas a rádio, Marina visitou dois locais de trabalho compartilhado (coworkings), imóveis que hospedam startups da região.

Nenhum comentário: