segunda-feira, 6 de agosto de 2018

84% dos eleitores usam imprensa para se informar em eleições

Pesquisa do Ibope e da CNI mostra que 38% dos entrevistados acessam apenas plataformas sem uso da internet, como jornais

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Pesquisa realizada pelo Ibope e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que 84% dos eleitores brasileiros buscam obter informações sobre candidatos por meio de pelo menos um veículo de imprensa.
Esse percentual inclui a televisão, o rádio, os jornais, as revistas e os veículos de notícias da internet.

Segundo o levantamento, 38% dos eleitores acessam apenas plataformas de mídia sem uso da internet, como os jornais, para esse fim.

Os entrevistados tiveram a oportunidade de apontar mais de um meio para a obtenção de dados sobre concorrentes nos pleitos.

A pesquisa mostrou que 26% dos eleitores buscam blogs da internet e redes sociais para conseguir informações de candidatos.

Nesse grupo de usuários digitais, 46% dos entrevistados disseram que sempre verificam se a informação obtida é verdadeira, 29% afirmaram que às vezes conferem e 25% relataram que raramente ou nunca verificam a veracidade dos conteúdos.

O percentual de entrevistados que usa apenas esses veículos é de 5%.

Na lista das fontes de informação, os veículos mais citados foram televisão (62%), veículos de notícia na internet (33%), blogs e redes sociais (26%), jornais e revistas impressos (17%) e rádio (17%).

Ainda foram mencionadas pelos eleitores conversas com parentes, amigos e colegas de trabalho (10%), propaganda de partidos políticos ou eleitoral (6%), reuniões em igrejas (3%), reuniões de associações de moradores (3%) e reuniões de sindicatos (2%).

No levantamento, foram entrevistados 2 mil eleitores no período de 21 a 24 de junho de 2018.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Nenhum comentário: