terça-feira, 2 de outubro de 2018

PT: ex-ministro ‘mente’, e Moro ‘interfere na eleição’

Partido diz que Palocci inventa fatos para gozar dos benefícios da delação e critica juiz por tornar público o depoimento

Aguirre Talento e Sérgio Roxo | O Globo


Em reação às afirmações de Palocci em sua delação premiada, a defesa do ex-presidente Lula afirmou que o ex-ministro “mentiu mais uma vez sobre Lula, sem apresentar nenhuma prova, para obter generosos benefícios que vão da redução substancial de sua pena e da manutenção de parte substancial dos valores encontrados em suas contas bancárias”. O advogado Cristiano Zanin Martins criticou também a conduta do juiz Sergio Moro, afirmando que sua decisão de tornar público o depoimento “reforça o caráter político dos processos e da condenação injusta imposta ao ex-presidente Lula”.

O PT também divulgou nota rebatendo as acusações, na qual acusou Moro de “interferência arbitrária e ilegal no processo de eleições” por ter retirado o sigilo de parte da delação.

“A delação mentirosa é tão desprovida de provas que foi rejeitada pelo Ministério Público e sequer poderá ser usada na ação penal que Sergio Moro conduz arbitrariamente, como ele mesmo reconhece no despacho de propaganda eleitoral que divulgou hoje”, diz trecho da nota do PT.

Palocci tentou fechar acordo inicialmente com o Ministério Público Federal, mas o órgão não aceitou sua delação. Por isso, o ex-ministro teve que recorrer à Polícia Federal.

Em sua nota, o PT critica o fato de Moro ter adiado os depoimentos de Lula marcados para agosto e setembro para evitar “exploração eleitoral”. “Agora, na ultima semana do primeiro turno, Moro promove a exploração eleitoral, pelos meios de comunicação, de um depoimento antigo, imprestável e forjado para incriminar o PT”, diz a nota.

O ex-ministro Gilberto Carvalho, que faz parte da coordenação da campanha de Haddad, minimizou o impacto eleitoral da delação:

— Esse modus operandi contra nós já está tão desgastado, que é só mais um. Serão um ou dois dias no noticiário e a vida segue, até porque é a palavra do Palocci no desespero para viver em liberdade com os milhões que ele acumulou. A gente lamenta esse gesto de traição.

Nenhum comentário: