segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Ricardo Noblat: Mais uma chance para Bolsonaro

- Blog do Noblat / Veja

Se perder pode virar um pária

Se o cuidado com a preservação do meio ambiente fizesse parte de suas preocupações, o presidente Jair Bolsonaro não correria o risco de vir a ser tratado pelo mundo como um pária. A reação internacional às imagens da Amazônia em chamas deu-lhe mais uma oportunidade, talvez a última, de recuperar-se. Faça bom proveito.

A pressão sobre ele não cessará apenas com o deslocamento de tropas militares para apagar o fogo, o envio de agentes federais para investigar a origem criminosa das queimadas, nem porque à custa de muito esforço e sofrimento pessoal ele sentiu-se obrigado nas últimas 72 horas a baixar o tom de suas declarações incendiárias.

É verdade que não resistiu a ofender o presidente Emmanuel Macron, reproduzindo nas redes sociais o comentário sexista de um dos seus seguidores a respeito da primeira-dama da França. Coisa de gente vil e perversa, endossada pelo presidente da República do Brasil. Mas Bolsonaro não seria o que é se não tivesse agido assim.

Macron anunciou que os países mais poderosos do mundo estão dispostos a criar um fundo para a proteção da Amazônia. A ideia será detalhada quando ele for a Nova Iorque, em setembro, para a abertura da Assembleia Geral da ONU. Bolsonaro, que estará por lá, será uma das atrações do encontro, para o bem ou para o mal.

Não escapará de manifestações indignadas dos ativistas ambientais, e não poderia ser diferente, como não será. Mas terá a chance de ouro de mostrar se quiser que está longe de ser o político brucutu e o governante desvairado como começa a ser a ser pintado em toda parte por culpa exclusiva dele mesmo, e em prejuízo da imagem do Brasil.

Lágrimas pelo Zero Três

Chantagem emocional
O presidente Jair Bolsonaro tem recorrido a tudo para conseguir que o Senado aprove a indicação do seu filho Eduardo, o Zero Três, para embaixador do Brasil em Washington. É o sonho do garoto.

A um senador, em lágrimas, Bolsonaro disse que Eduardo precisa ser nomeado porque corre risco de morte se ficar por aqui. Não deu detalhes sobre a ameaça que pesaria sobre ele.

Eleito presidente do Senado em sessão onde vários dos seus colegas desrespeitaram a regra do voto secreto, o que o beneficiou, Davi Alcolumbre (DEM-AP) já anunciou que desta vez será diferente.

A regra voltará a ser respeitada para a aprovação ou não do nome de Eduardo. Alcolumbre calcula que assim aumentarão as chances de Bolsonaro de fazer o filho embaixador.

Nenhum comentário: