quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Vinicius Torres Freire - As medidas 'pop' e o prestígio de Bolsonaro

- Folha de S. Paulo

Atos do governo neste fim de ano devem ajudar a conter a sangria do prestígio presidencial

Pesquisadores de opinião dizem que medidas preliminares e recentes indicam o fim da sangria da popularidade de Jair Bolsonaro, que vinha desde o início do ano. Alguns deles acreditam até em pequena melhora, um pouco além de um terço de “ótimo ou bom”.

Bolsonaro continua com a pior avaliação de um início de mandato desde a redemocratização. Mas alguns atos de seu governo, goste-se deles ou não, podem ajudar a conter a degradação da imagem presidencial; alguns fatos da vida também.

O governo vai dar um 13º para os beneficiários de Bolsa Família. Como oficialmente o pagamento extra vale apenas para este ano, trata-se de uma espécie de bônus de Natal. É um dinheirinho muito pequeno, mas que faz diferença para a gente mais miserável desta terra pobre, muita gente, 13,5 milhões de famílias. No total, são R$ 2,58 bilhões que vão rodar na economia de periferias e cidadezinhas neste final de ano.

Outra medida provisória desta semana prevê que o governo pode renegociar dívidas e disputas tributárias de cidadãos e empresas com a Receita Federal. Vale para pessoas físicas, micro e pequenas empresas e também para grandes. No mundo das dores de cabeça com o fisco e fichas sujas de crédito, a dura e pragmática vida real, pode fazer diferença para centenas de milhares de devedores.

Ainda está para se ver como o governo vai levar a providência à prática, pois não é trivial renegociar tantos débitos e contenciosos. Ainda assim, não convém subestimar a popularidade e até efeitos econômicos benéficos da medida.

O povo também começou a sacar o dinheirinho do FGTS. Parece também um caraminguá para quem tem vida remediada ou rica, mas paga contas e movimenta lojas, pequenos serviços e supermercados. Até R$ 28 bilhões podem irrigar a economia neste final do ano.

Nada a ver com Bolsonaro, a inflação dos alimentos diminuiu. O preço da comida estava subindo ao ritmo de cerca de 9% ao ano entre maio e abril. Agora, aumenta a quase 4%. Carestia de comida é um motivo recorrente de impopularidade de governo. Afora choques e outros acidentes, nos próximos meses o preço da comida deve ficar mais comportado, graças também à ajuda de uma safra boa.

Enfim, caso os chutes informados de economistas e consultorias não estejam outra vez tristemente errados, a economia deste último trimestre deve crescer no passo mais rápido do ano. Será muito pouco, ainda, mas é melhor do que o nada ou menos que isso que vimos no início do ano.

Não é salvação da lavoura, mas salvam-se algumas couves. É pelo menos alguma contraposição às más notícias que dominaram este 2019 até passada a metade do ano.

Vale repetir que o salário médio não cresce desde abril (na comparação anual). Vale lembrar que, apesar de comentários e otimismos equivocados por aí, não há melhoras notáveis no mercado de trabalho (o emprego formal cresce no mesmo ritmo lento desde fins do ano passado e a redução da taxa de desemprego de 2018 para 2019 será quase nenhuma). O salário mínimo não terá reajuste real. Com a aprovação da reforma da Previdência, mais gente vai se dar conta de que vai ter de trabalhar muitos anos mais antes da aposentadoria.

Sim, o país decerto ainda está no buraco econômico. Mas não é fácil chutar que haverá derrocada sem fim do prestígio de Bolsonaro, ao menos no que depender dessa névoa vaga que se chama “efeito da economia” nos humores do povo.

Nenhum comentário: