terça-feira, 12 de novembro de 2019

Míriam Leitão - Mudança micro estimula o crédito

- O Globo

BC está focado em consertar o funcionamento do mercado financeiro. Quer mutirão de endividados e mais empresas oferecendo crédito

O Banco Central sob o comando de Roberto Campos Neto fica de olho nas mudanças microeconômicas. Ele acha que isso já está transformando o mercado de crédito no Brasil. “Estamos reinventando a economia com dinheiro privado”, diz. Ele avisa que quer trocar o encanamento do mercado para que a irrigação do dinheiro passe pelo setor privado. Bancos privados estão financiando agricultura e projetos de infraestrutura, setores que antes recebiam recursos apenas de instituições públicas. Em conversa de uma hora que tive com ele, Campos Neto mostrou entusiasmo por coisas como um grande mutirão, que ocorrerá em breve, para que os endividados renegociem suas dívidas, e num processo que permitirá aos clientes fazerem pagamentos a qualquer hora do dia e todos os dias da semana.

O BC organiza com os bancos uma semana inteira em que as agências abrirão fora do expediente bancário e, se for possível, no sábado, apenas para atender endividados que queiram renegociar suas dívidas com desconto e prazo. Mas haverá uma condição:

— Eles terão que fazer um curso de educação financeira. Como acontece nos Estados Unidos com quem infringe normas de trânsito.

Ele acha que no Brasil educação financeira é fundamental em qualquer nível de renda. E pensa que esse mutirão da renegociação pode se refletir na economia. Afinal, são 60 milhões de endividados.

Campos Neto conversou comigo diante de uma apresentação impressa na qual foi mostrando os dados. A taxa Selic é a que o Copom decide, mas o que afeta o mercado de crédito é a taxa longa, que o próprio mercado define nas negociações entre bancos e que tem a ver com as suas expectativas da economia:

— A administração anterior de Ilan Goldfajn fez uma gestão espetacular, mas a taxa longa ainda estava alta.

Ilan conduziu a redução da Selic de 14,25% para 6,5%. Agora, os juros estão em 5% e devem chegar a 4,5%. O BC anterior começou essa série de mudanças regulatórias para fazer o mercado de crédito sair da aberração que é: muito concentrado, com taxas absurdas cobradas do tomador de crédito. Campos Neto focou nas pequenas mudanças de regras para aumentar a competição entre bancos e melhorar a vida do cliente brasileiro. Ele repete que “esta agenda não é sexy”, mas acha que ela mudará a economia por dentro:

— Antes precisava de subsídio para financiar a agricultura e a infraestrutura. Agora o grande empresário do setor rural já está pegando dinheiro no banco privado, e assim nós estamos podendo dobrar os empréstimos dos bancos públicos ao produtor da agricultura familiar. Já há R$ 10 bilhões de debêntures emitidas para financiar a infraestrutura. Isso acontece pela primeira vez na história do Brasil.

Os juros cobrados pelos bancos permanecem altíssimos, mas ele aponta algumas quedas:

— Financiamento de veículo caiu de 20% para 12%, crédito rural caiu de 19% para 10%, capital de giro de 25% para 15%, o imobiliário de 15% para 8,7% e esse número já está desatualizado.

O grande problema continua sendo o empréstimo de emergência. Ele prepara uma nova forma de organizar o cheque especial. Precisa ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pode gerar polêmica. Todos os clientes serão cobrados pelo limite que estiver em sua conta, mas quem usar pagará uma taxa menor do que os 300% de hoje.

— Ouço bastante crítica de que antes o Banco Central falava de juros e câmbio e que agora só fala de microrreformas. Digo que antes se discutia o quanto de água passava no cano, agora queremos trocar o encanamento — explica.

Uma forma é aumentar a presença de empresas oferecendo crédito e serviços bancários num mercado dominado por quatro instituições. Ele avisa que já existem 13 empresas novas no mercado, as fintechs, e outras 20 estão sendo analisadas. O BC está reduzindo os entraves para as cooperativas funcionarem. Elas hoje representam 7% do crédito, mas ele acha que podem chegar a 20%.

— Vem banco grande e reclama que tem cooperativa na Faria Lima, mas o que eu quero é que elas cresçam — diz.

A regulação do mercado de dinheiro no Brasil é mesmo um emaranhado de normas e esse olhar micro pode ter efeito macro. Diante de qualquer pergunta sobre as turbulências políticas, ele responde: “sou técnico, não sou bom de falar de política.”

Nenhum comentário: