sexta-feira, 27 de março de 2020

Bruno Boghossian – Hambúrgueres e quinquilharias

- Folha de S. Paulo

Presidente age como se a solução fosse só vender hambúrgueres e quinquilharias

Além de fazer propaganda de um remédio em fase de testes, Jair Bolsonaro anunciou outra ideia para enfrentar o coronavírus. O presidente disse que a população deve voltar ao trabalho e lançar a campanha "Fica em casa, vovô". "O brasileiro tem que entender que quem vai salvar a vida dele é ele", esbravejou.

O retorno à atividade econômica se consolidou como aposta definitiva do governo na crise. Bolsonaro ainda tenta disfarçar sua desumanidade atroz ao indicar a necessidade de equilíbrio entre saúde e a retomada da produção, mas continua priorizando um só lado. "Lamentavelmente, a nossa vida, um dia ela se esvai", disse, nesta quinta-feira (26).

O presidente sabe que boa parte da população teme o desemprego e a evaporação da renda como consequências da crise. O problema é que o próprio governo reforça o medo: até agora, foi incapaz de oferecer uma proteção para quem perder o salário e não conseguiu criar condições seguras para a volta ao trabalho.

Bolsonaro age como se a solução para a crise fosse simplesmente chamar empresários que o bajulam e permitir que eles fritem hambúrgueres ou vendam quinquilharias em suas lojas de departamentos.

O governo ignora o sentido da palavra urgência. Desconsidera o fato de que a redução da circulação de pessoas salva vidas, ao adiar o colapso do sistema de saúde, e demora para apresentar medidas que ajudem financeiramente a população vulnerável enquanto a onda atinge o país.

A retomada da atividade exige uma cobertura emergencial, como fizeram as autoridades americanas e britânicas, que ofereceram uma renda mínima para seus cidadãos. O Brasil anunciou um plano franzino há dias e ainda não conseguiu implantá-lo.

Mesmo assim, a volta ao trabalho deve ser precedida de medidas na saúde, como o aumento de testes, o reforço de hospitais e o monitoramento de regiões de contágio. Bolsonaro prefere perder vidas a perder a piada: "O brasileiro tem que ser estudado. Você vê o cara pulando em esgoto e não acontece nada com ele".

Nenhum comentário: