sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Para ficar, Lupi vai ao Congresso e afirma que ama Dilma

Ao depor no Congresso, Lupi volta a se desculpar com Dilma: "Te amo"

Presidente nega que haja crise com ministro e diz que o ocorrido já é passado

Lupi participa de audiência na Câmara e pede desculpas à presidente Dilma, com direito a declaração de amor

Dilma, em evento no Planalto: ela disse não haver crise envolvendo Lupi

Isabel Braga, Luiza Damé e Chico de Gois

BRASÍLIA e SALVADOR. Apesar de negar apego ao cargo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, aproveitou a audiência na Câmara dos Deputados, ontem, para pedir desculpas à presidente Dilma Rousseff, acompanhadas de uma declaração de amor a ela. Também quis demonstrar confiança de que continuará no comando da pasta. Ele voltou a dizer que errou ao declarar que só sairia da vaga "abatido à bala", atribuindo o rompante a seu sangue italiano, e negou um esquema de corrupção no ministério:

- Nunca vou desafiar a presidente Dilma, independentemente de cargo. Se alguém fez algo (ilegalidade) no ministério, foi individual. Corrupção dentro do Mistério do Trabalho e do meu partido, não há, eu afirmo. E, àquele que afirma que existe, cabe o ônus da prova. Ninguém vai macular minha história, pequena, sou ex-jornaleiro, consegui estudar, tenho sangue italiano. Presidente Dilma, desculpa se fui agressivo. Te amo. Só pede desculpa quem é humano e sabe que pode errar.

Aparentemente, a presidente perdoou as bravatas de Lupi. Ontem, após a solenidade voltada para micro e pequenos empresários, no Palácio do Planalto, ela afirmou que essa polêmica é coisa do passado:

- Sabe como é que é? Tinha, se eu não me engano, um líder gaúcho, que não vou dizer qual, antigo, que dizia o seguinte: o passado simplesmente passou. Gente, o passado passou - afirmou Dilma, ao ser perguntada sobre as denúncias no Ministério do Trabalho e as declarações de Lupi: - Não tem crise com o ministro do Trabalho.

Carvalho: "Lupi é uma pessoa de muito coração"

Na terça-feira, Lupi disse duvidar que Dilma o demitisse. Ela mandou que ele se retratasse, e Lupi pediu desculpas. Perguntada se foi desafiada pelo ministro, Dilma disse:

- Vocês acreditam mesmo que eu vou responder assim? Vocês não acreditam, não é? A esta altura do campeonato, me desculpa.

Apesar da retratação, a substituição de Lupi é dada como certa na reforma ministerial.

Além de Dilma, Lupi também elogiou o ex-presidente Lula, reagindo a críticas de tucanos:

- Não fomos nós que dissemos que não é o PSDB (que deve governar), que o Lula é o melhor presidente do Brasil. Foi o povo. Tenho muita honra de ter trabalhado com Lula.

Em Salvador, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) atribuiu os arroubos verbais de Lupi à "espontaneidade":

- Sob um fogo desses é natural que a pessoa fale coisas que são mal interpretadas - disse Carvalho, que participou da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. - Quem conhece Lupi sabe que é uma pessoa de muito coração. É o estilo dele.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: