quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Coincidência de palanques para Dilma

Gerson Camarotti e Gustavo Paul
DEU EM O GLOBO

Cerca de 150 prefeitos do PT aproveitaram a viagem para o encontro com Lula, paga com dinheiro público, para comemorar o aniversário do partido. Os eventos foram um duplo palanque para a ministra Dilma, que fez discurso de candidata e pediu prioridade para as obras do PAC. O tesoureiro petista disse que tudo foi coincidência.

Palanque duplo para Dilma

RUMO A 2010

Prefeitos petistas aproveitam encontro oficial para ir à festa do partido; ministra é a estrela dos eventos

Em um período de menos de 24 horas, entre a noite de terça-feira e a tarde de ontem, a pré-candidata do PT e do presidente Lula para a eleição de 2010, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, se apresentou e discursou em dois palanques, divulgando as ações do governo e tratando de projetos políticos com companheiros de partido. Ontem, foi o principal nome do governo no segundo e último dia do Encontro Nacional de Prefeitos, organizado e patrocinado pelo Palácio do Planalto. Na noite da véspera, ela foi a estrela da festa de comemoração dos 29 anos do PT. Cerca de 150 prefeitos petistas, de um total de 558, aproveitaram a viagem oficial a Brasília, paga pelas prefeituras para o encontro organizado do Planalto, para ir também à festa do partido.

O jantar com 1.200 militantes e autoridades petistas do governo Lula foi estrategicamente programado para lançar a ministra como pré-candidata. Tanto que Lula não foi ao evento, ao contrário dos anos anteriores, para não ofuscar Dilma. Em sua apresentação, o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), lembrou que o processo interno do partido incluía a hipótese de prévias, mas que tudo indicava que a militância já havia adotado Dilma como candidata.

- Certamente, a ministra Dilma vai estar liderando a luta do nosso projeto democrático e popular no próximo ano. Já estou sentido que a militância está com você - disse Berzoini, dirigindo-se à companheira.

Sob aplausos e gritos de "Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma", a ministra demonstrou pouca intimidade diante de uma grande plateia. Num discurso com forte tom político, mas sem empolgar, ressaltou a história do partido e as conquistas do governo petista, como a inclusão de "20 milhões de brasileiros na chamada nova classe média do presidente Lula", além de ressaltar a trajetória do presidente. E não esqueceu os partidos aliados, fundamentais para 2010:

- Esse partido foi capaz de fazer as alianças necessárias para que a gente tivesse espaço democrático de transformação. Saúdo também todos os partidos que estruturaram a governabilidade nesses momentos em que estamos fazendo as transformações dentro da maior legalidade.

Ministra pede prioridade para as obras do PAC

Principal atração de ontem no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, Dilma falou para milhares de prefeitos - embora em número menor do que a audiência da véspera, quando Lula foi lá - sobre como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pode ajudar os municípios.

- Meu apelo aos senhores é no sentido de que essas obras do PAC, que foram escolhidas com as prefeituras e os estados, tenham prioridade muito grande, resolvendo as pendências, titularidade, projetos, licenciamento e processos de licitações.

Do lado de fora do Centro de Convenções, onde ocorreu o encontro, fotógrafos improvisaram um estúdio para tirar fotos de prefeitos ao lado de uma fotografia manipulada digitalmente com Lula e Dilma. O Planalto informou que não tinha nada a ver com a iniciativa e que até tentou impedi-la, mas os profissionais alegaram que pagaram pela tenda à administração do Centro.

Dilma procurou esbanjar simpatia, sempre sorridente. Preocupada em agradar aos prefeitos, chamou-os de "partes centrais do nosso país" para o desenvolvimento econômico e social, mas trocou Paraná por Pará, ao citar o estado do prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), um dos escalados para falar das ações do governo em seu município. O outro foi o prefeito de Vitória, João Coser (PT).

Mas Dilma só conseguiu arrancar os primeiros aplausos depois de 35 minutos, quando anunciou o lançamento de um programa de habitação. Ela conteve a irritação com o corte prolongado no seu microfone, que chamou de "pequeno problema de som".

- Nós criamos toda uma política de sustentação de renda, elevamos o salário mínimo e estendemos a rede de proteção do Bolsa Família.

Aplaudida, concluiu em tom de campanha:

- Vou encerrar dizendo que nós precisamos de vocês, os prefeitos e as prefeitas, que são os grandes parceiros do país. Sem os municípios não fazemos política de qualidade. Contem conosco, nós contamos com vocês.

Ao final, em entrevista, a ministra estava de bom humor e chamou o PAC de uma vaquinha magra que está engordando.

- A vaquinha foi engordando. A cada diz que passa a vaquinha foi tendo projeto e está ficando uma vaquinha bem gordinha. Ela está na fase de transição, passando de uma vaquinha gorda para uma vaquinha de raça de primeira linha.

Na festa do PT, que seguiu o padrão petista de muitos discursos, cardápio e música questionáveis, Dilma, cercada o tempo todo por três seguranças do partido, foi assediada para fotos, abraços e conversas. Depois subiu para um andar reservado às autoridades, inclusive os 13 ministros presentes ao clube onde ocorreu a festa. Lá também ficou o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que recebeu vários elogios ao exibir uma vasta cabeleira um ano depois do implante capilar. Mas, apesar de excluídos da área VIP, os prefeitos foram os mais animados. Vários arriscaram passos de forró, embalados por Lázaro do Piauí, o autor da música "Deixa o homem trabalhar", da campanha de Lula de 2006.

O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, disse que foi coincidência a festa do partido ocorrer no mesmo dia do encontro dos prefeitos. Contou que vários deputados compraram os convites mais baratos, de R$100, da festa do PT para prefeitos de suas regiões. O deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoino (PT-SP), era a estrela numa mesa com quatro prefeitos dos 11 petistas do Ceará que foram:

- Como todos estavam em Brasília para o encontro, aproveitaram para participar da festa do PT - explicou Guimarães.

A mesma explicação foi dada pelo prefeito de Joinville e ex-deputado Carlito Merss (PT-SC). Ele disse que dos 35 prefeitos catarinenses do PT, cerca de 20 estavam na festa do partido:

- É a festa do PT com o maior número de prefeitos, está até com cheiro de naftalina. Todo prefeito tirou o paletó do armário. Afinal, não é sempre que uma festa do PT acontece com tantos prefeitos em Brasília.

Entre os mais animados estava o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que fazia questão de reafirmar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro. Ele foi um dos poucos a admitir que pode não ter sido mera coincidência os dois encontros acontecerem no mesmo dia.

Nenhum comentário: